A técnica de enfermagem, moradora de Pitangueiras, Maria Luci dos Santos, de 44 anos, é a primeira profissional da saúde a receber a vacina contra o novo coronavírus, na região metropolitana de Ribeirão Preto. 

A primeira dose da Coronavac foi aplicada às 9h20 desta terça-feira (19), no HC (Hospital das Clínicas), com a presença do governador João Doria, do prefeito Duarte Nogueira, ambos do PSDB, além do superintendente do hospital, Benedito Carlos Maciel, e de Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, centro de pesquisa responsável pela produção do imunizante em parceria com o laboratório chinês Sinovac. 

“É muita emoção e estou feliz. Fiquei sabendo ontem que seria a primeira a receber a vacina e liguei para o meu marido”, disse a pitangueirense. 

Luci, atua na área da saúde há 10 anos, dos quais três no HC de Ribeirão, onde trabalha no CTI (Centro de Terapia Intensiva) Covid-19. 

Para não expor os três filhos e o marido ao risco de contágio, ela contou que decidiu alugar um apartamento e permanecer em isolamento, em Ribeirão.     

Também receberam a primeira dose da vacina as enfermeiras Juliana Badia e Flavia Trovo, e a fisioterapeuta Vivian Siansi. 

Seis mil e quinhentas doses foram destinadas a profissionais da saúde e indígenas de Ribeirão Preto nessa primeira etapa. 

Governador fala da importância da vacina 

O governador João Doria disse momentos antes do início da vacinação em Ribeirão que os recursos para a compra da CoronaVac são do Governo de São Paulo.  

“Nós temos uma vacina e a vacina do Brasil é esta, do Butantan”, afirmou Doria.