A técnica em enfermagem Marly Terezinha Miranda dos Santos, de 68 anos, foi a primeira profissional de saúde a ser vacinada no município.
A dose da vacina foi aplicada na Unidade de Atendimento Gripal de Pitangueiras.
Marly atua no Programa Melhor em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e que tem como foco o cuidados a pacientes acamados, em suas próprias casas.
A profissional trabalha na área de saúde há 48 anos. Após ser vacinada, disse que se sente mais confiante.
“É uma sensação maravilhosa, pois essa vacina é muito importante. Eu trabalho em contato direto na casa de pacientes acamados. Agora, vacinada, me sentirei muito mais protegida e segura para cuidar dessas pessoas”, afirma a profissional.
Outras doses da vacina também foram aplicadas em profissionais da Santa Casa de Pitangueiras e do Pronto Atendimento de Ibitúva.
O prefeito Marquinho Soriano (CID), que acompanhou o primeiro dia de vacinação, destacou que esse foi um dia histórico para o município. “Essa vacina representa a esperança nesse momento de pandemia que tanto vem nos afetando. Nós, que perdemos pessoas tão queridas para essa doença em nosso município, agora estamos no caminho para a imunização. É a vitória da vida!”, afirma.
A secretária Municipal de Saúde, Ana Celestre Crotti Peixoto, destacou a data como histórica. “Desde março, estamos travando uma luta contra o coronavírus e a chegada dessa vacina representa o início da nossa vitória, o início de uma nova etapa. A vacinação marca um 2021 mais próspero, mais saudável e com novas esperanças”, afirma.
Neste primeiro lote, foram recebidas 400 doses, que irão imunizar, inicialmente, os profissionais de saúde da rede pública e privada, que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus em Pitangueiras e Ibitiúva, público considerado com maior vulnerabilidade devido ao contato com pacientes nas unidades de saúde. A imunização será estendida a outros profissionais de saúde e demais grupos prioritários de forma gradativa, conforme o envio das doses da vacina ao município