Tempestade de poeira assusta cidades da região; ventos chegaram a 65 km/h

O fenômeno assustou quem estava ao ar livre e causou transtornos locais.

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Tempestade de poeira assusta cidades da região; ventos chegaram a 65 km/h

Moradores de Ribeirão Preto, Franca, Ipuã, Pradópolis e Ituverava registraram uma forte tempestade de poeira que deixou o céu alaranjado e reduziu a visibilidade nas ruas. Vídeos gravados entre 14h e 15h mostram a poeira sendo levantada por rajadas de vento que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), variaram entre 32 km/h e 65 km/h nas cidades afetadas.

O fenômeno assustou quem estava ao ar livre e causou transtornos locais. Câmeras de segurança em Ipuã registraram a intensidade da poeira que tomou as vias.

A Defesa Civil estadual classificou os ventos da tarde de quarta-feira como muito fortes e alertou para risco de quedas de árvores, destelhamentos e levantamento intenso de poeira. O tenente Maxwel de Souza informou que a condição de risco deve persistir até sábado, 8 de novembro, por conta da passagem de uma frente fria seguida da formação de um ciclone extratropical no Sul do país, o que deve favorecer episódios de chuva forte no estado ao longo de sexta e sábado.

As autoridades recomendaram cuidados redobrados: evitar áreas abertas e permanecer longe de árvores e estruturas metálicas durante tempestades, não enfrentar trechos alagados e não tentar atravessar pontos com água em carro ou moto. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.