A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, adotou o novo protocolo do Ministério da Saúde para isolamento de pacientes com sintomas leves e moderados de Covid-19.
De acordo com o novo guia, a orientação passa a ser de 10 dias completos de isolamento após o início dos sintomas para os sintomáticos. No entanto, esse período pode ser reduzido diante alguns fatores:
5 DIAS DE ISOLAMENTO
O isolamento poderá ser suspenso no 5º dia completo do início dos sintomas, desde que paciente permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, com resultado negativo do exame no exame RT-PCE ou Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag) realizado no 5º dia completo do início dos sintomas. Caso o indivíduo não tenha acesso ao teste RT-PCR ou TR-Ag no 5º dia completo, não apresentar sintomas, não fizer o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e sem qualquer sintoma respiratório, poderá suspender o isolamento no 7º dia completo do início dos sintomas.
7 DIAS DE ISOLAMENTO
Caso o cidadão infectado chegue sem nenhum sintoma da doença no 7º dia, estará liberado para sair do isolamento sem a necessidade de teste. Caso apresente algum sintoma, é necessário a realização do teste RT-PCR ou TR-Ag. Se o resultado for negativo, poderá sair do isolamento. Caso dê positivo, o isolamento será necessário ao menos até o 10º dia.
10 DIAS DE ISOLAMENTO
Nos casos em que o indivíduo precisou ficar recluso por 10 dias, não é necessário realizar teste para suspender o isolamento desde que permaneça sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e sem nenhum sintoma da doença.
Outra orientação importante é o respeito aos protocolos sanitários, como manter as mãos limpas, usar máscara em ambientes públicos e fechados e evitar a presença em aglomerações.
Em virtude de instabilidades apresentadas no Sistema e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Sertãozinho está impossibilitada de ter acesso aos dados atualizados de casos de Covid-19 e outros informações relacionadas a doença no município.