Exames são fundamentais para diagnóstico precoce contra o câncer de mama e o câncer de útero, que mais acometem mulheres no mundo
Imponente e bela, a fachada do Theatro Pedro II se destaca na paisagem do Centro. Neste mês, o prédio atrai ainda mais a atenção de quem passa por ali por conta da iluminação criada em adesão a uma importante campanha mundial: o Outubro Rosa, que alerta as mulheres e toda a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
“O tema pede o envolvimento de toda a sociedade. Iluminando o Theatro Pedro II, pretendemos ajudar a reforçar a importância dos exames anuais para a saúde da mulher”, explicou Nicanor Lopes, presidente da Fundação Dom Pedro II.
A iluminação rosa da fachada começou no dia 1º e segue até o dia 16 deste mês.
O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização do diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama (que mais acomete as mulheres no mundo) e ao câncer do colo do útero, que é o que mais mata mulheres em todo o mundo por se tratar de uma doença de uma manifestação ‘silenciosa’.
A maior chance de cura está em descobrir e tratar a doença logo no começo. Por isso, os exames periódicos são fundamentais.
Mulheres na faixa de 50 a 69 anos estão no grupo de maior risco e, por isso, prioritário para exame de mamografia, no mínimo a cada dois anos. Mulheres com história de nódulos nas mamas ou histórico familiar de câncer de mama devem fazer o exame com mais frequência e antes dos 50 anos.