Tudo Certo Com Neto Pessôa No Paulistão

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Tudo Certo Com Neto Pessôa No Paulistão

Áudio de um programa de rádio de Sorocaba que circula nas redes sociais causou dúvidas sobre uma possível suspensão a Neto Pessôa, recém contratado pelo Botafogo, que poderia tira-lo do paulistão.

Neto foi expulso em um jogo válido pela série C do brasileiro, contra o Londrina, no Colosso da Lagoa em um jogo muito conturbado, com virada de placar após três expulsões.

O Ypiranga de Erechim, time defendido à época por Neto Pessôa vencia o Londrina por 2×0, porém após 3 expulsões do time da casa, inclusive a de Neto, o Londrina virou o placar e venceu por 2×3.

Na súmula, o árbitro pernambucano Gilberto Rodrigues Castro Junior, afirma que Neto Pessôa, aos 26 minutos do segundo tempo desferiu empurrões e palavras de baixo calão, por isso o expulsou com cartão vermelho direto. Ato contínuo o atleta teria tentado desferir um tapa no rosto do árbitro, porém sem sucesso e que teve que ser contido por companheiro para não concluir a agressão.

Neto Pessôa ainda não foi julgado. O áudio do repórter de Sorocaba contem alguns equívocos, o mais relevante neste caso é o fato de o radialista afirmar que o São Bento já tinha tudo acertado para contratar o atleta e que abriu mão da contratação porque a possível suspensão teria que ser cumprida no paulistão.

O entendimento jurídico desportivo brasileiro é de que, salvo suspensão por doping (que é universal), as suspensões oriundas de competições nacionais deverão ser cumpridas em competições do mesmo âmbito. O mesmo acontecendo ao contrário, portanto se o atleta Neto Pessôa for punido com suspensão, deverá cumpri-la integralmente em competição nacional, ou seja, a série C 2021.

O Botafogo afirmou ter pleno conhecimento dos fatos desde antes da contratação de Neto Moura e que já está de posse do vídeo que mostra a expulsão e toda a confusão da partida entre Ypiranga x Londrina, e ainda que a defesa do atleta já está sendo preparada pelo departamento jurídico.

A conclusão é de que Neto Pessôa vai poder jogar normalmente o paulistão e que o próprio Botafogo vai cuidar de sua defesa no STJD da CBF durante o julgamento.

Confira o trecho da súmula com o relato completo do árbitro

A súmula completa pode ser encontrada em:

https://conteudo.cbf.com.br/sumulas/2020/342187se.pdf

Foto: José Bazzo/ Agência Botafogo