Túnel da Avenida Independência recebe câmeras de monitoramento

Túnel da Avenida Independência recebe câmeras de monitoramento

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Túnel da Avenida Independência recebe câmeras de monitoramento

Os equipamentos vão auxiliar na segurança do local

Foto:  Guilherme Sircili

O túnel José Bonifácio de Andrada será interditado nesta quinta-feira, 07 de dezembro, para a circulação de veículos por cerca de três horas, a partir das 8 horas. A interdição ocorre para a instalação de duas câmeras de monitoramento.

Os equipamentos com rotação de 360º ficarão dentro do túnel, com o objetivo exclusivo de auxiliar a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal nas estratégias de segurança dentro e fora do túnel.

Recentemente, o túnel da avenida Independência foi alvo de vandalismo, algumas paredes foram pichadas, e também houve registro de furtos de ralos.  Os equipamentos não serão usados para captação de imagens de infração de trânsito, ou seja, para autuações e multas.

TÚNEL

O túnel José Bonifácio de Andrada começa na avenida Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da avenida Nove de Julho e termina na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.

Dentro do túnel, a iluminação artificial fica por conta dos 119 projetores de led de 85w e de 120w distribuídos ao longo da área. E a iluminação natural é feita pelas duas claraboias instaladas na Praça Salvador Spadoni, que também levam ventilação ao túnel.

A área interna ainda conta com sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, com três sistemas hidráulicos capazes de bombear até 35 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção. A pista é única, dando passagem a um veículo por vez, porém ampla.

Assim, o projeto evitou a desapropriação dos prédios do entorno e garantiu a fluidez ao trânsito que uma obra de arte desta natureza proporciona – sem os semáforos, as esquinas e os retornos que eram necessários para o motorista que quisesse se dirigir à Avenida Presidente Vargas, agora interligada à Avenida Independência.