Obra vai beneficiar 45.000 veículos e 19.000 passageiros de ônibus por dia, além de agregar nova configuração à paisagem do entorno
Foto:Guilherme Sircili
O feriado de Sete de Setembro vai ser de comemoração em dobro em Ribeirão Preto. A prefeitura acaba de anunciar a data para a inauguração do Túnel José Bonifácio, que ligará as avenidas Independência e Presidente Vargas, passando por baixo da Nove de Julho. Nesta terça-feira, 15, depois de uma visita de vistoria ao local, o prefeito Duarte Nogueira anunciou a novidade: “Estamos trabalhando muito, junto com a construtora contratada, para deixar tudo pronto, inclusive o paisagismo da praça Salvador Spadoni, que ficará sobre o Túnel José Bonifácio”, avisou o prefeito.
Na área interna da estrutura, quase tudo já está pronto. Agora, falta finalizar o asfaltamento, pintura e parte elétrica, além de concluir a montagem da praça Salvador Spadoni, em cima do túnel.
Ocupando uma extensão de cerca de quatro quarteirões, o túnel começa na Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da praça e da avenida Nove de Julho, e termina na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.
O Túnel José Bonifácio vai agilizar o trânsito no corredor de ônibus Norte-Sul, que passa pela avenida Independência e vai ligar a cidade de uma ponta a outra, por 21 km de pistas contínuas. Com semáforos apenas na parte externa, a obra trará fluidez ao trânsito. Contando com semáforos exclusivos, os ônibus que circulam naquele trecho passarão em volta do túnel e não por dentro.
Somente este trecho recebe, diariamente, 45 mil veículos e 19 mil passageiros de ônibus. Já o eixo Norte-Sul completo, do Ribeirão Shopping ao complexo Ribeirão Verde, receberá cerca de 98.000 veículos por dia.
A obra ainda vai agregar uma nova configuração à paisagem do entorno, fortalecendo o atual cenário de cartão-postal criado pela Avenida Nove de Julho, que também está em obras e será completamente restaurada.
Com custo de R$ 27.185.960,56, o túnel tem 381 metros, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso).
Dentro dele, haverá iluminação artificial, com luminárias, e natural, com duas claraboias, além de sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, com três bombas hidráulicas capazes de bombear até 35 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção.
TÚNEL PASSA POR BAIXO DA PRAÇA SPADONI
Inaugurada em 1962, outro ícone da região é a praça Salvador Spadoni, que fica no encontro das três avenidas e está se transformando num jardim suspenso, com o Túnel José Bonifácio passando por baixo dela.
Para a construção do túnel, a praça foi totalmente desfeita e, agora, ela está sendo reimplantada no mesmo local. A terraplanagem já foi concluída e os pisos estão quase prontos. Agora, começa o plantio de árvores e flores e, em seguida, a instalação de bancos em substituição aos anteriores, que estavam danificados, além da nova iluminação, mais eficiente que a anterior, com lâmpadas de led.
As duas grandes aberturas redondas no chão da praça Salvador Spadoni darão vista para o túnel. Além de servirem como claraboias, permitindo a entrada de luz e ventilação no túnel, as aberturas dão ‘leveza’ à arquitetura do túnel, que recebeu um volume total de 4.727,61 metros cúbicos de concreto e 361.717 quilos de aço.
REPOSIÇÃO AMBIENTAL
Parte das 232 mudas de árvores plantadas na área da obra do túnel ficarão na Praça Salvador Spadoni. Para desenvolver o projeto, foram necessárias a extração de 21 árvores. Dentre elas, sete grandes jerivás puderam ser reaproveitados e foram replantados nas avenidas Independência e Presidente Vargas.
Para a reposição ambiental das 21 extrações, além das mudas plantadas, outras 510 foram adquiridas pela obra e doadas ao horto municipal, para plantio futuro em diversos pontos da cidade.