Unidade de saúde em construção irá absorver atendimentos antes prestados na UBDS Central; previsão de entrega é para o 1º semestre deste ano
Foto: Divulgação
A UBS (Unidade Básica de Saúde) que está sendo construída na rua São José, centro, está com 70% da obra executada. A nova UBS irá suprir o fluxo de pacientes que antes eram atendidos na UBDS Central, transformada em Caps 24 horas.
Atualmente, a construção está em processo de finalização do sistema elétrico, retoques finais no consultório de odontologia, recepção da farmácia e início da pintura interna e externa e conformação de ambientes para atender as necessidades de unidade de saúde. O prazo previsto para finalização da obra é para o primeiro semestre de 2024
Estrutura
A nova unidade, com aproximadamente 600m² de área construída, terá sala de vacina, sala de curativo, sala de medicação, três salas de pré/pós consulta, seis consultórios médicos (sendo dois com sanitário), sala para atendimento odontológico com duas cadeiras, farmácia com consultório farmacêutico e sanitários acessíveis para pacientes (masculino, feminino e infantil com fraldário).
Além dos espaços de atendimento, a unidade tem todos os ambientes de apoio necessários: almoxarifado, expurgo, esterilização, copa para funcionários e sala de reunião.
O projeto está de acordo com as normas sanitárias e do município, foi submetido para análise da Vigilância Sanitária e possui LTA - Laudo Técnico de Avaliação.
Em localização privilegiada e de fácil acesso à população, o imóvel com área total de 664,08 metros quadrados, foi adquirido por RS 1.304.446,00 e reúne todas as condições estruturais para comportar uma unidade de saúde, já que no local funcionava uma clínica de urologia.
“É uma conquista muito grande para a população de Ribeirão Preto, entregar mais uma UBS, que vai atender toda a demanda do bairro, com nova estrutura e os moradores dessa região terão acesso a serviços de saúde com mais qualidade e pacientes de saúde mental, agora tem atendimento diferenciado, onde antes funcionava a UBDS Central”, pontuou a secretária da Saúde, Jane Aparecida Cristina.