A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado dos pedidos de isenção e de redução de 50% da taxa do Vestibular 2026. Ao todo, 5.336 solicitações de isenção e 186 pedidos de meia‑taxa foram deferidos, segundo a instituição.

A lista com os nomes dos candidatos aprovados está disponível nos sites da Unesp e da Vunesp. Os aprovados na isenção já tiveram a inscrição no exame confirmada automaticamente; quem obteve redução de 50% deve pagar R$ 105 para efetivar a inscrição.

As inscrições para o vestibular seguem abertas até 8 de outubro, pelo portal da Fundação Vunesp. O concurso oferece 5.867 vagas distribuídas em 24 municípios paulistas e terá aplicação das provas em duas etapas: no dia 2 de novembro (primeira fase) e nos dias 7 e 8 de dezembro (segunda fase). As provas serão realizadas em 35 cidades, incluindo capitais e polos fora de São Paulo, como Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

Além da isenção e do desconto de 50%, a Unesp mantém redução de 75% para cerca de 400 mil estudantes do último ano do ensino médio da rede pública estadual (incluindo alunos vinculados ao Centro Paula Souza), com taxa resultante de R$ 52,50. Desde 2017 a universidade aplica políticas de reserva e ações afirmativas: metade das vagas é destinada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública e, dentro desse total, 35% são reservadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

A Unesp também informou que as provas mantêm o formato com questões interdisciplinares, que atualmente representam cerca de 20% do conteúdo, e que há previsão de ampliar esse modelo nesta edição. As oportunidades estão distribuídas entre diversos campi da universidade no interior e na capital, incluindo unidades que atendem estudantes de cidades da região.