Reforma inclui adequações do Corpo de Bombeiros e sistema de energia solar com economia prevista de 80%
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto publicará, na próxima terça-feira (29), no Diário Oficial, o edital de licitação para a reforma do Plenário, Salão Nobre, parte elétrica e telhado.
Essa é a primeira grande reforma do Legislativo desde a inauguração do prédio, no final dos anos 80.
A reforma visa revitalizar os espaços, proporcionando mais acessibilidade e conforto para a população e modernizando o trabalho dos vereadores.
A adequação é necessária, principalmente, para atender ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Desde o ano passado, a Câmara Municipal vem cumprindo as exigências da corporação, como a instalação da rede de combate a incêndios no prédio frontal.
O valor inicial da licitação é de R$ 6,5 milhões, com expectativa de redução dos custos com o interesse de mais empresas.
O prazo inicial da obra é de oito meses.
Segundo o presidente da Câmara, Isaac Antunes (PL), a reforma é um investimento histórico voltado para a população e busca a obtenção do AVCB.
Detalhes da Reforma
O Salão Nobre será transformado em um segundo plenário, recebendo o sistema de votação em uso. O projeto também prevê a troca do piso, remoção de equipamentos obsoletos, instalação de copa de apoio, sanitários adaptados, tratamento acústico nas paredes e forro, iluminação adequada, modificação da fachada, adequação das rampas com material não combustível e do guarda-corpo.
No Plenário, a reforma inclui a ampliação da área dos parlamentares, instalação de um novo sistema de votação com telão de LED, substituição do carpete por material resistente ao fogo, adequação das cadeiras nas galerias para acessibilidade (também no acesso dos vereadores), nivelamento do piso, tratamento acústico nas paredes e forro com material incombustível, adequação dos corrimãos e guarda-corpo, construção de escada para saída de visitantes pelos fundos e ampliação da saída de emergência, conforme normas do Corpo de Bombeiros.
A reforma elétrica abrangerá a troca do transformador e da fiação, e a instalação de para-raios. O telhado será adequado para a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, visando economia e sustentabilidade. Com um gasto anual de energia de cerca de R$ 550 mil, a previsão de economia é de 80%.
As instalações hidráulicas e o sistema de ar-condicionado também serão renovados.
O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva concedida pelo presidente da Câmara Isaac Antunes (PL)