As áreas de radiologia das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ribeirão Preto estão sendo reformadas para a instalação de novos aparelhos de raio‑X com tecnologia de inteligência artificial.
Os trabalhos começaram na UPA Leste, na Avenida Treze de Maio, e seguem por um cronograma que abrange também as unidades Sul, Oeste e Norte. Segundo a prefeitura, as intervenções incluem pintura, adequação da rede elétrica e melhorias no mobiliário para receber os equipamentos.
Para não interromper o atendimento, os serviços de radiologia serão remanejados durante o período previsto em cada UPA: pacientes de baixa prioridade (risco verde) serão encaminhados à UPA mais próxima e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu orientações para organizar o fluxo de casos com trauma.
A expectativa é de que a reforma da UPA Leste seja concluída na sexta‑feira, 5 de setembro. Em seguida, a previsão de trabalhos é a seguinte:
30/08 a 05/09 – UPA Leste (Av. Treze de Maio, 353 – Jardim Paulistano)
06/09 a 12/09 – UPA Sul (R. Franco da Rocha, 1270 – Vila Virgínia)
13/09 a 19/09 – UPA Oeste (R. Terezina, 678 – Sumarezinho) 20/09 a 26/09 – UPA Norte (Av. Gen. Euclides de Figueiredo, 295 – Adelino Simioni)
A administração municipal afirma que os novos aparelhos, com apoio de inteligência artificial, devem agilizar e aprimorar a acurácia dos diagnósticos por imagem nas UPAs.