A partir desta segunda-feira, 21, o programa USP 60+ inicia as inscrições para o segundo semestre, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas para pessoas com mais de 60 anos.

Esta iniciativa, que já chega à sua 60ª edição e acumula 31 anos de atuação, é realizada tanto na capital quanto nos campi do interior da USP, contemplando cidades como Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

O programa disponibiliza mais de 350 atividades, que incluem disciplinas regulares ministradas junto a alunos de graduação da USP em áreas como comunicação, direito, administração, tecnologia e educação. Além disso, há uma ampla gama de atividades complementares, como cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e ações culturais. Entre as opções para atividades físicas exclusivas para idosos estão dança sênior, lian gong, yoga, pilates, condicionamento físico e capoeira. No campo cultural, são oferecidas oficinas de teatro, coral, oficinas digitais, jogos e visitas guiadas a espaços como o Museu de Zoologia e o Parque Ciência e Tecnologia da USP.

Segundo o médico Egidio Lima Dórea, coordenador do USP 60+, o programa tem como objetivo promover o aprendizado contínuo, fator essencial para o envelhecimento ativo e saudável, além de incentivar a interação entre gerações.

Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e podem consultar a lista completa de atividades e vagas no site oficial do programa. Vale destacar que cada unidade da USP pode ter datas distintas para o encerramento das inscrições, especialmente para as atividades complementares, que podem ser abertas ao longo do semestre.

Criado em 1994 pela professora Ecléa Bosi, o USP 60+ é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que reforça seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento cultural e educacional da população sênior.