USP Filarmônica estreia ‘Travessias Brasileiras’ com orquestra, coro e ballet em Ribeirão Preto

rasileiras, que une orquestra, coro e dança em homenagem à música brasileira. A montagem será regida por Lucas Galon, com direção e coreografia de Marisol Gallo Antonelli

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
USP Filarmônica estreia ‘Travessias Brasileiras’ com orquestra, coro e ballet em Ribeirão Preto

No próximo dia 28 de outubro, às 20h, o Theatro Pedro II, no centro de Ribeirão Preto, vai receber o espetáculo Travessias Brasileiras, que une orquestra, coro e dança em homenagem à música brasileira. A montagem será regida por Lucas Galon, com direção e coreografia de Marisol Gallo Antonelli, e reúne a USP Filarmônica, o Corpo Experimental de Ballet da Academia Livre de Música e Artes (Alma) e o Coro do Laboratório de Ópera Studio da FFCLRP-USP.

O programa propõe um percurso multidisciplinar pela produção musical do país, combinando obras consagradas e novidades, incluindo composições e leituras de Heitor Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Anacleto de Medeiros, Guerra-Peixe, Elomar e do próprio maestro Lucas Galon. Segundo Galon, o projeto tem caráter formativo e busca aproximar diferentes linguagens artísticas, valorizando tanto as tradições regionais quanto o diálogo entre o popular e o erudito.

Marisol Gallo Antonelli destaca a importância de integrar ballet e música ao vivo para fortalecer a cena cultural local e proporcionar troca entre artistas da cidade e profissionais da universidade. A entrada é gratuita; os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do Theatro Pedro II (rua Álvares Cabral, 370).

O mesmo programa será apresentado em São Carlos no dia 29 de outubro, às 20h, no Salão de Eventos do Campus USP, Área 1 (Avenida Trabalhador São-Carlense, 400). A sessão em São Carlos também terá retirada de ingressos uma hora antes, e integra a série Concertos USP, em parceria com prefeituras locais e a Fundação Dom Pedro II.