Com peças populares como ‘Sambalelê’ e valsa de Chiquinha Gonzaga, concerto acontece nesta terça-feira, dia 30, no Theatro Pedro II

Foto:  André Estevão

Sob regência do maestro convidado Marcelo Jardim, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a USP Filarmônica de Ribeirão Preto se apresenta gratuitamente nesta terça-feira, dia 30, no Theatro Pedro II.  O espetáculo começa às 20h e ainda conta com a participação especial da soprano Gabriela Vian.

Como sempre ocorre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos nem mesmo na hora do espetáculo.

Foto:  André Estevão

O repertório será dedicado a compositores brasileiros e conta com obras de José Maurício Nunes Garcia, Radamés Gnatalli, Tulio Mourão, Alberto Nepomuceno, Sérgio Di Sabbatto, José Siqueira, Hudson Nogueira e Chiquinha Gonzaga.

Este será o 168º concerto da USP Filarmônica pela série Concertos USP, realizado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

Realizado em parceria com o Projeto Sinos (Sistema Nacional de Orquestras Sociais), e pelo programa Arte de Toda Gente, da Funarte e UFRJ, o espetáculo desta terça se repetirá com repertório idêntico na quarta, dia 31, também às 20h, mas no Teatro Municipal de São Carlos. 

Foto: Divulgação

]

Programa (sem intervalo)

José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)

Suíte em Si bemol maior CPM 234, com orquestração de Ernani Aguiar

Tulio Mourão (1952)

Poema da Purificação, com orquestração de Marcelo Jardim

Alberto Nepomuceno (1864-1920)

Ave Maria, com orquestração de Marcelo Jardim – estreia da versão

Solo de Gabriela Vian

Radamés Gnatalli (1906-1988)

Canções Populares do Brasil nº 4 (Cantiga de Cego, Sambalelê, Foi numa noite calmosa e Canto do Trabalho)

José Siqueira (1907-1985)

Toada – da Primeira Suíte Nordestina

Sérgio Di Sabbatto (1955)

Segunda Suíte para orquestra

I – Prelúdio

II – Cantilena

III – Dança

IV – Ária

V – Tocata

Chiquinha Gonzaga (1847-1935)

Valsa Carlos Gomes – valsa brilhante, com orquestração de Paulo Aragão

Hudson Nogueira (1968)

Suíte Brasileira de Bolso

I – Coreto

II – Ciranda

III – Choro-canção

IV – Samba