USP-Ribeirão Preto recruta idosos para estudo sobre treino de caminhada em trave para prevenir quedas

Podem participar pessoas que tenham sofrido pelo menos uma queda nos últimos seis meses, consigam entender e obedecer instruções verbais

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
USP-Ribeirão Preto recruta idosos para estudo sobre treino de caminhada em trave para prevenir quedas

Pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP-USP) iniciaram recrutamento de voluntários com idades entre 65 e 80 anos para um ensaio clínico que avalia se um treinamento de caminhada sobre uma trave melhora o equilíbrio e diminui o risco de quedas. O estudo faz parte do doutorado de Leonardo Lanoux, sob orientação do professor Renato de Moraes.

Podem participar pessoas que tenham sofrido pelo menos uma queda nos últimos seis meses, consigam entender e obedecer instruções verbais e tenham autonomia para ficar em pé e caminhar sem o auxílio de bengalas ou andadores. A proposta inclui seis sessões de treinamento, realizadas em duas visitas semanais; a primeira sessão dura cerca de três horas e as demais têm duração prevista entre uma e uma hora e meia. Está prevista uma reavaliação 30 dias após o término das atividades.

Os pesquisadores informam que todas as etapas serão supervisionadas e seguirão protocolos de segurança específicos. O objetivo é analisar o efeito do treinamento no controle do equilíbrio dinâmico durante a marcha em situações cotidianas e em condições que exigem adaptações, como mudanças de direção ou obstáculos.

Interessados devem contatar o responsável pelo estudo, Leonardo Lanoux, pelos telefones (16) 3315-0359 ou WhatsApp (19) 99859-5944 para obter mais informações e agendar avaliação.