Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da USP em Ribeirão Preto estão selecionando voluntários para uma investigação que vai avaliar se a prática de e-sports está associada ao bruxismo noturno e de vigília.
O estudo pretende mapear a ocorrência e a intensidade do ranger ou apertamento dos dentes entre jogadores, além de verificar desdobramentos sobre o comportamento emocional e as relações sociais dessa população.
Podem se inscrever pessoas que praticam e-sports e concordem em responder questionários online regularmente. Caso as respostas indiquem suspeita de bruxismo, definida pelos coordenadores como mais de 60% de respostas positivas nos instrumentos aplicados, o voluntário poderá ser convidado para uma Avaliação Ecológica Momentânea. Nessa etapa, o participante registrará, pelo próprio smartphone, episódios e comportamentos orais relacionados ao bruxismo ao longo de uma semana.
A pesquisa é conduzida pelo Prof. Dr. Jardel Francisco Mazzi Chaves, pela Profa. Dra. Lais Valencise Magri e pelo mestrando Caio Sberni Pinheiro de Souza, da USP Ribeirão Preto.