USP-Ribeirão procura praticantes de musculação para estudo sobre movimentos da mandíbula durante treinos

Os pesquisadores esclarecem que a eletromiografia é indolor, sensores fixados sobre a pele captam a atividade elétrica muscular, e não oferece risco à saúde

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
USP-Ribeirão procura praticantes de musculação para estudo sobre movimentos da mandíbula durante treinos

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) está com inscrições abertas para voluntários que sejam praticantes regulares de musculação. O objetivo do estudo é investigar como padrões de comportamento oral e movimentos dos músculos faciais ocorrem durante exercícios de força e se essas reações podem provocar dor ou desconforto na mandíbula, face e cabeça.

A pesquisa será realizada em três etapas. Primeiro, os participantes responderão a um questionário inicial com perguntas sobre idade, estilo de vida, presença de dores e aspectos emocionais. Em seguida, haverá um monitoramento de uma semana em que os voluntários receberão 10 notificações diárias pelo WhatsApp, em horários aleatórios, com perguntas rápidas sobre hábitos orais no momento. Por fim, quem apresentar sinais relevantes será convidado para uma avaliação presencial com eletromiografia, que medirá a atividade do músculo masseter durante dois exercícios de força: supino e leg press.

Os pesquisadores esclarecem que a eletromiografia é indolor, sensores fixados sobre a pele captam a atividade elétrica muscular, e não oferece risco à saúde; em casos de barba, pode ser necessário remover pelos na região para melhor fixação dos eletrodos. A sessão presencial tem duração estimada entre 40 minutos e 1 hora, além do acompanhamento remoto de uma semana.

A participação é gratuita. Os voluntários terão acesso ao diagnóstico relacionado aos hábitos orais e poderão receber orientações terapêuticas; também há reembolso para transporte e alimentação, quando necessário. Os interessados devem se inscrever por meio do formulário online disponibilizado pela FORP-USP.