A Prefeitura de Ribeirão Preto prorrogou a campanha de vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos até junho de 2026. A medida, alinhada à orientação do Ministério da Saúde, pretende aumentar a cobertura vacinal entre adolescentes que não foram imunizados na faixa etária recomendada (9 a 14 anos).
As doses estão disponíveis em todas as 39 salas de vacina do município, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina é preciso apresentar documento de identidade e, se tiver, a carteira de vacinação. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, a prorrogação busca alcançar jovens que passaram sem receber a proteção na idade indicada e, assim, reduzir riscos de infecções que podem evoluir para lesões pré-cancerosas e outros problemas causados pelo vírus HPV.
Ribeirão Preto registra, atualmente, cobertura de 75,45% entre as meninas e 62,94% entre os meninos, índices abaixo do desejado para proteção coletiva. As autoridades reforçam que a vacina é segura e eficaz e representam a principal estratégia de prevenção contra infecções persistentes por HPV e as lesões associadas. A orientação é que os responsáveis ou os próprios adolescentes procurem a sala de vacina mais próxima durante o horário de funcionamento para completar o esquema vacinal.