Veranico deve começar em 20 de agosto e eleva risco de queimadas no interior de SP

A massa de ar seco e um bloqueio atmosférico favorecerão ventos quentes do Norte e Nordeste, mantendo céu aberto e baixa umidade.

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Veranico deve começar em 20 de agosto e eleva risco de queimadas no interior de SP

A partir de quarta-feira, 20 de agosto de 2025, o estado de São Paulo deve registrar um veranico, quadro de tempo seco e temperaturas incomuns para o inverno que, segundo previsão, deve durar de três a cinco dias. A massa de ar seco e um bloqueio atmosférico favorecerão ventos quentes do Norte e Nordeste, mantendo céu aberto e baixa umidade.

As máximas previstas chegam a 33°C em Bauru, 37°C em São José do Rio Preto e cerca de 29°C na capital, valores aproximadamente 5°C acima da média. O fenômeno deve persistir pelo menos até o fim da semana.

A Defesa Civil estadual alerta para aumento do risco de queimadas diante do calor, da secura e da umidade reduzida. Incêndios em vegetação podem se alastrar rapidamente, trazendo prejuízos ambientais, agravamento de problemas respiratórios e risco a pessoas e bens.

Autoridades recomendam evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e o descarte de bitucas de cigarro às margens de rodovias. Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.