Vereador de Ribeirão terá mais 10 dias de afastamento; suplente não será convocado

De acordo com as regras da Câmara, a convocação de um suplente só ocorre a partir do 15º dia de afastamento

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Vereador de Ribeirão terá mais 10 dias de afastamento; suplente não será convocado
Médico psiquiatra Dr. Eduardo Augusto Sansão Buzzatto e Bigodini (MDB)

O vereador Bigodini (MDB) seguirá afastado por mais dez dias, conforme atestado médico apresentado e apreciado na sessão desta segunda-feira, 6 de outubro de 2025.

O documento, assinado pelo médico psiquiatra Eduardo Augusto Sansão Buzzatto (CRM 169564-SP), foi aprovado por unanimidade pelo plenário. Com esse novo período, a licença do parlamentar chega a 14 dias no total.

O diagnóstico do psiquiatra para justificar os 10 dias de afastamento é o CID-10: F43.2

"O código CID 10 F43.2 se refere aos Transtornos de Adaptação, que são respostas emocionais ou comportamentais desproporcionais ou prolongadas a um fator estressor identificável, como uma mudança ou uma dificuldade importante na vida. Esses transtornos podem causar sintomas como ansiedade, tristeza, irritabilidade, insônia e dificuldades de concentração, impactando o funcionamento social, profissional ou familiar da pessoa."

A explicação do diagnóstico determinado pelo profissional médico é necessário nesta matéria para que haja o entendimento perfeito que o vereador precisa desse tempo para se recuperar dos fatos que fizeram com que a Câmara Municipal abrisse investigação sobre suposta quebra de decoro parlamentar.

De acordo com as regras da Câmara, a convocação de um suplente só ocorre a partir do 15º dia de afastamento, motivo pelo qual não haverá chamada de substituto neste momento.