Representantes do Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (FERP) e lideranças do setor produtivo se reuniram na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) para traçar estratégia conjunta de cobrança à Rede VOA sobre o andamento das obras e a promessa de internacionalização do Aeroporto Leite Lopes. O encontro foi articulado pelo vereador Daniel Gobbi (Progressistas), que tem acompanhado e fiscalizado os prazos e investimentos previstos na concessão do terminal.
Gobbi ressaltou que, embora a concessão ao grupo VOA tenha sido formalizada em 2022 por 30 anos, resultado do leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo em julho de 2021 e haja previsão de aproximadamente R$ 130 milhões em investimentos para modernização (ampliação do terminal, novo boulevard comercial e internacionalização), a população e o setor produtivo ainda aguardam avanços concretos. Ele citou ainda problemas recentes, como alagamento do aeroporto durante as chuvas, que chegaram a interromper parte das operações.
Durante a reunião, as entidades concordaram em encaminhar um ofício conjunto à Rede VOA exigindo maior transparência sobre o cronograma de obras, detalhes dos aportes previstos e posicionamento formal sobre a viabilidade e prazo para a internacionalização. Estiveram presentes representantes da ACIRP, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), do Sindicato dos Comerciários, do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e do Instituto Ribeirão 2030.
Fonte das entidades ouvidas na reunião afirmaram que a ação conjunta busca não apenas cobrar compromissos da concessionária, mas também demonstrar a importância do aeroporto para a competitividade logística da macrorregião e para a atração de investimentos. O ofício deve ser enviado nos próximos dias como primeiro passo dessa mobilização.