Vigilância Socioassistencial É Apresentada À Diretoria Regional De Assistência E Desenvolvimento Social

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Vigilância Socioassistencial É Apresentada À Diretoria Regional De Assistência E Desenvolvimento Social

Implantada em 2021, a Vigilância de Ribeirão Preto tem se tornado referência para cidades vizinhas e agora para o estado de São Paulo

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apresentou nesta terça-feira, 25 de outubro, para os integrantes da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS, a forma como foi implantada e vem sendo gerida a Vigilância Socioassistencial de Ribeirão Preto.

Prevista na Lei Orgânica da Assistência Social, art. 6º, a Vigilância Socioassistencial dedica-se a identificar e prevenir situações de vulnerabilidade e risco, caracterizando-se como uma importante ferramenta de gestão estratégica, estimulando a prática do registro, planejamento, monitoramento e avaliação da política social.

A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo adequar os serviços ofertados às necessidades da população, considerando a demanda específica de cada área do município, utilizando como base os dados das pessoas inseridas no Cadastro Único. Essa visão de totalidade é fundamental para a definição de responsabilidade e para o planejamento das ações. Os resultados permitem acelerar e aprimorar a tomada de decisões, aumentar a eficiência operacional, localizar potenciais, identificar as tendências e apontar novas oportunidades.

Com os resultados obtidos foi possível identificar as regiões com maior quantidade de cadastros desatualizados e promover um mutirão para atualização.

 “Nosso objetivo foi localizar o público que necessita realizar a atualização do seu Cadastro para não ter a suspensão dos seus benefícios. Nós realizamos o agendamento online, foi a primeira vez que utilizamos essa modalidade no município e foi um sucesso, em especial o público do BPC – Benefício de Prestação Continuada”, comenta Daniel Siqueira, diretor do Sistema Municipal de Assistência Social.

“É um marco para a gestão da Assistência Social em nossa cidade. Poder mapear e diagnosticar as vulnerabilidades por região, além de nos permitir conhecer de fato as características destas populações, nos auxiliará na tomada de decisões no cumprimento da política de assistência social, como foi o caso da ampliação territorial de atendimento. É sem dúvida um ganho para nós enquanto gestores, mas ainda maior para a população”, explicou Renata Corrêa, secretária da Assistência Social de Ribeirão Preto.