Virada Inclusiva começa em Ribeirão Preto e traz encontro de esporte paralímpico no Sesc

O evento oferece oficinas teórico‑práticas de vôlei sentado e tênis de mesa paralímpico, com profissionais convidados como o técnico Ronaldo Gonçalves de Oliveira

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Virada Inclusiva começa em Ribeirão Preto e traz encontro de esporte paralímpico no Sesc

A Prefeitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, a Secretaria Municipal de Esportes e a Secretaria da Cultura e Turismo, deu início à Virada Inclusiva 2025.

A programação gratuita ocupa escolas, parques e espaços culturais da cidade durante a semana e tem como objetivo ampliar a participação social de pessoas com deficiência. Entre as ações previstas está o Encontro de Esporte Paralímpico, que será realizado no Sesc Ribeirão Preto na sexta‑feira, 5 de dezembro.

O evento oferece oficinas teórico‑práticas de vôlei sentado e tênis de mesa paralímpico, com profissionais convidados como o técnico Ronaldo Gonçalves de Oliveira (SESI Suzano) e a paratleta Janaína Petit, reconhecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e com histórico de medalhas em competições internacionais.

Ao todo, a Virada inclui sete oficinas distribuídas entre manhã, tarde e noite, com 140 vagas gratuitas. As inscrições foram abertas em 1º de dezembro e podem ser feitas pelo aplicativo Credencial Sesc SP (para associados) ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br (público em geral).

O encontro também terá a participação de especialistas do esporte e da academia, entre eles Thaís Corrêa (técnica de tênis de mesa da Secretaria Municipal de Esportes e classificadora funcional da CBTM), a professora Dra. Adriana Helena do Nascimento (Centro Universitário Moura Lacerda) e Cleiriane Gaiola (supervisora do projeto Escola Mais Inclusiva, do Comitê Paralímpico Brasileiro).

No sábado, 6 de dezembro, e no domingo, 7 de dezembro, o Circuito Sesc de Esportes promove duas aulas abertas de judô paralímpico comandadas pelo multicampeão Antônio Tenório, uma no CEMEPE Derby Clube (Barretos) e outra no ginásio do Sesc Ribeirão Preto.

A entrada nessas aulas é gratuita, com vagas por ordem de chegada. A programação será encerrada no domingo, 7 de dezembro, às 11h, com o show Roda dos Ventos, do Iraporã Trio, formação que reúne Bartira Sene, Júlia Sarti e Felipe Duarte, e participação especial do violeiro Pereira da Viola. O espetáculo traz repertório marcado pela musicalidade e referências de ancestralidade e vivências de pessoas com deficiência.

Serviço: Oficinas Paralímpicas, Sexta‑feira, 5/12, das 8h às 21h. Local: Sesc Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, 50, Centro). Gratuito. Inscrições pelo aplicativo Credencial Sesc SP (associados) ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br (público em geral). Show Roda dos Ventos — Domingo, 7/12, às 11h, Sesc Ribeirão Preto. Gratuito.