A Unidos do Viradouro conquistou o título do primeiro dia de desfiles do Grupo Especial na segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, em festa marcada por homenagens e momentos emocionantes. A escola somou 270 pontos nas notas válidas e superou por 0,1 ponto a vice-campeã, a Beija-Flor, que obteve 269,9. No término da apuração, ritmistas e integrantes choraram ao celebrar a vitória e a homenagem ao mestre Ciça.
O enredo da Viradouro centrou-se na trajetória do próprio Ciça e trouxe cenas encenadas que reconstituíram a entrada do menino Moacyr no universo do samba, culminando em performance do homenageado. Durante a apresentação, Ciça foi revelado em meio ao corpo de baile, subiu a um tripé que virou elemento da apoteose e participou ativamente da comissão de frente. Em outro momento dramático, o mestre simulou mal-estar e deixou a Sapucaí em uma moto, numa sequência que integrou teatralidade ao desfile.
A escola também fez retornos emotivos e referências históricas: a atriz Juliana Paes voltou a assumir a função de rainha de bateria após 18 anos, conduzindo os ritmistas, e houve recriação de cenas memoráveis de 2007 em que a bateria ocupou um carro alegórico. O carnavalesco Paulo Barros e outros nomes do samba foram vistos entreplaudindo a homenagem.
Na ponta de baixo da tabela, a Acadêmicos de Niterói ficou na última colocação, com 264,6 pontos, e foi rebaixada para a Série Ouro.
A programação de desfiles terá sequência no próximo sábado, 21 de fevereiro de 2026, quando retornam à Sapucaí as escolas Vila Isabel (terceira colocada, com 269,9), Salgueiro (269,7), Imperatriz (269,4) e Mangueira (269,2) para as apresentações daquele dia. As expectativas seguem altas para a definição das demais posições no Grupo Especial.