Encontro será o terceiro e irá discutir e selecionar os principais ativos do município, para a candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 16 de novembro, às 15h, no Centro Cultural Palace, será realizado o último workshop técnico do Ribeirão Preto Cidade Criativa. Este é o terceiro encontro do Programa Cria SP, realizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, em parceria com o Amigos da Arte.

A ação é para estimular a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa com a sociedade civil, que será a base para preparar a candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Neste encontro, serão discutidas e exploradas as demandas da candidatura da cidade, que envolvem a cuidadosa observação e seleção dos principais ativos do município do setor criativo, que será integrado as discussões dos dois primeiros workshops.

No primeiro, os participantes conheceram sobre o processo do Cria SP, seu funcionamento, objetivos e etapas a serem realizadas. Também foi feito um breve panorama sobre Economia Criativa e a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na qual a adesão da cidade é uma das vertentes do Cria SP.

Já o segundo workshop consolidou um primeiro diagnóstico com enfoque no segmento musical. O segundo passo do workshop foi dedicado às propostas de estratégias para o futuro desenvolvimento da economia criativa de Ribeirão Preto.

O foco será na música, mas sem deixar de incluir outros segmentos da ampla diversidade criativa de Ribeirão Preto, oferecendo um legado que fortaleça o reconhecimento de identidade criativa do município pela comunidade e potencialize sua atratividade turística. Somente com a participação direta da comunidade no diagnóstico e planejamento do desenvolvimento da economia criativa do município, a realidade local será plenamente percebida, com o desenvolvimento de futuras estratégias que levarão em conta as reais possibilidades e necessidades de Ribeirão Preto.

Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Criada em 2004 para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis.

Atuando em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música, a Rede de Cidades Criativas é composta por 246 cidades de mais de 80 países membros da UNESCO, e Ribeirão Preto, ao encerrar o Projeto Cria SP, terá um plano de economia criativa que servirá como base para se candidatar a fazer parte deste grupo.

O poder da cultura e da criatividade deve ser alavancado para fortalecer a cooperação entre as cidades e fortalecer os laços entre as pessoas e as comunidades. As Cidades Criativas da UNESCO têm sido mobilizadas para aumentar ainda mais a solidariedade e a colaboração entre as pessoas para compartilhar informações valiosas, incluir suas medidas inovadoras e boas práticas, principalmente por meio da cultura e da criatividade, que estão sendo implementadas para lidar com os grandes desafios mundiais.

A Música

A escolha desta vertente é por ser um dos principais campos criativos de Ribeirão Preto. O município possui cinco centros culturais, onde são oferecidas oficinas na área de música, além dos projetos desenvolvidos em parcerias, como o Projeto Guri e o Alma, que buscam o aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo dos jovens até a formação superior em música na Universidade de São Paulo.

Ribeirão Preto tem ainda a honra de contar com a Orquestra Sinfônica, fundada em 1922, Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirão-pretano desde 24 de maio de 2019. Em maio de 2021, a Orquestra recebeu o Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural.

Música e entretenimento se complementam, assim podemos destacar os campos de shows e eventos, bares e gastronomia. Como resultado deste pool criativo e histórico, temos o Polo Cervejeiro e os eventos de amplitude nacional que escolheram a cidade como o Restaurante Week, o Comida de Buteco, a Feira Internacional do Livro, o Festival João Rock e o Ribeirão Rodeio Music. Todos eventos com público que superam os 100 mil participantes por edição.