Workshop Técnico Evidencia As Potencialidades Do Setor Criativo De Ribeirão Preto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Workshop Técnico Evidencia As Potencialidades Do Setor Criativo De Ribeirão Preto

No encontro, foi possível consolidar um primeiro diagnóstico com enfoque no segmento musical da economia criativa

Fotos: Prefeitura/CCS

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, o segundo workshop técnico do Ribeirão Preto Cidade Criativa, uma ação do Programa Cria SP, realizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, em parceria com o Amigos da Arte. A ação deu continuidade ao trabalho e trouxe evidências das principais potencialidades e desafios do setor criativo de Ribeirão Preto, identificados durante o processo do Cria SP.

Com o trabalho e participação da comunidade, foi possível consolidar um primeiro diagnóstico com enfoque no segmento musical, seguindo a proposta do Cria SP, que é estimular a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa com a sociedade civil, base para preparar a candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. O segundo passo do workshop foi dedicado às propostas de estratégias para o futuro desenvolvimento da economia criativa de Ribeirão Preto.

Também foi realizada uma análise das demandas da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, além de exemplos de outras cidades brasileiras que já integram a Rede. Após a apresentação e análise, os participantes debateram e sugeriram ações concretas que podem ser adotadas pelo município nos próximos anos.

Max Greggio, artista musical, destaca que Ribeirão Preto tem grandes chances de fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. “A Prefeitura e os músicos estão empenhados neste projeto, que será a ponte para trazer grandes oficinas ao município e poder levar até a periferia da cidade, atender toda comunidade, principalmente as crianças”, disse.

Todas as informações dos debates e do diagnóstico tratados no segundo workshop técnico do Ribeirão Preto Cidade Criativa serão utilizados na composição da agenda estratégica do município, na candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. As outras demandas de candidatura, que envolvem a cuidadosa observação e seleção dos principais ativos do município, serão exploradas no terceiro workshop, no dia 16 de novembro, às 15h, no Centro Cultural Palace.

“Foi um encontro fundamental para o envolvimento efetivo da comunidade. A escuta dos diversos agentes criativos presentes nos permite, não apenas alcançar uma preciosa diversidade de olhares, mas desenvolver uma agenda estratégica pertinente à realidade do cenário criativo local”, afirmou Vítor Silva Freire, consultor do Cria SP.

Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Criada em 2004 para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis.

Atuando em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música, a Rede de Cidades Criativas é composta por 246 cidades de mais de 80 países membros da UNESCO, e Ribeirão Preto, ao encerrar o Projeto Cria SP, terá um plano de economia criativa que servirá como base para se candidatar a fazer parte deste grupo.

O poder da cultura e da criatividade deve ser alavancado para fortalecer a cooperação entre as cidades e fortalecer os laços entre as pessoas e as comunidades. As Cidades Criativas da UNESCO têm sido mobilizadas para aumentar ainda mais a solidariedade e a colaboração entre as pessoas para compartilhar informações valiosas, incluir suas medidas inovadoras e boas práticas, principalmente por meio da cultura e da criatividade, que estão sendo implementadas para lidar com os grandes desafios mundiais.

A Música

A escolha desta vertente é por ser um dos principais campos criativos de Ribeirão Preto. O município possui cinco centros culturais, onde são oferecidas oficinas na área de música, além dos projetos desenvolvidos em parcerias, como o Projeto Guri e o Alma, que buscam o aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo dos jovens até a formação superior em música na Universidade de São Paulo.

Ribeirão Preto tem ainda a honra de contar com a Orquestra Sinfônica, fundada em 1922, Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirão-pretano desde 24 de maio de 2019. Em maio de 2021, a Orquestra recebeu o Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural.

Música e entretenimento se complementam, assim podemos destacar os campos de shows e eventos, bares e gastronomia. Como resultado deste pool criativo e histórico, temos o Polo Cervejeiro e os eventos de amplitude nacional que escolheram a cidade como o Restaurante Week, o Comida de Buteco, a Feira Internacional do Livro, o Festival João Rock e o Ribeirão Rodeio Music. Todos eventos com público que superam os 100 mil participantes por edição.