O avanço da vacinação contra COVID-19 na região de Ribeirão Preto tem revelado indicadores positivos, que mostram a efetividade no controle da pandemia.

Na manhã desta quarta-feira, dia 16, a Secretaria de Saúde do município informou que não havia nenhum pedido de regulação de vagas para internação de pacientes com COVID-19 não só em Ribeirão Preto, mas nas demais 25 cidades que compõem a DRS XIII.

De acordo com dados do Departamento da Vigilância Epidemiológica do município, a cidade já atingiu 89% de pessoas vacinadas com a primeira dose, 77% com a 2ª dose e 64% com a dose de reforço (3ª dose). 

Apesar do site leitos.covid.org apresentar 21 leitos de UTI e 35 de enfermaria ocupados por pacientes com a doença, ao ser analisada a variação de número de internados no 1º bimestre de 2021 e 2022, observa-se uma importante redução do número de internações.

Os indicadores de óbitos também mostram uma queda significativa, principalmente da taxa de letalidade. Também no 1º bimestre de 2021 a taxa de letalidade foi de 2,63%, enquanto no ano de 2022 foi de 0,73%.

“Se pensarmos que a maior onda que tivemos em nossa cidade começou no finalzinho de dezembro e se desenvolveu, principalmente, no mês de janeiro e início de fevereiro, com a variante Ômicron, e mesmo assim a taxa de letalidade continuou a diminuir, isso revela que a cobertura vacinal contribuiu para este cenário”, destaca o secretário da Saúde, José Carlos Moura.