Zileide Cassiano é ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão e carimba passaporte para Paralimpíadas Paris 2024

Zileide Cassiano é ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão e carimba passaporte para Paralimpíadas Paris 2024

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Zileide Cassiano é ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão e carimba passaporte para Paralimpíadas Paris 2024

Competição internacional está sendo disputada entre os dias 17 e 25 de maio, em Kobe

Foto: Divulgação

Entre os dias 17 e 25 de maio, está acontecendo o Mundial de Atletismo Paralímpico, em Kobe, no Japão. A atleta da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto, Zileide Cassiano, do salto em distância da classe T20 (deficiência intelectual), foi medalha de ouro saltando 5,80m terminando a disputa na primeira colocação e carimbou seu passaporte para as Paralimpíadas, em Paris 2024. A brasileira Débora Lima, estreante em Mundiais de atletismo, ficou com a prata, ao saltar em 5,54m. A turca Fatma Altin completou o pódio, com a marca de 5,43m

“Não foi fácil, estávamos um pouco nervosas. Mas uma apoiou a outra e conseguimos essa medalha e mais uma dobradinha para o Brasil”, comemorou Zileide, que teve a deficiência intelectual diagnosticada aos seis anos de idade.

O Mundial no Japão acontece no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus.

Ao todo, serão 1.069 atletas, de 102 países, que vão competir em provas de pista e campo no estádio Kobe Universiade Memorial Stadium. Pelo Brasil, são 46 atletas e 10 atletas-guia que representam o país na competição.

"É um orgulho imenso a conquista de Zileide, que além campeã mundial de Atletismo Paralímpico no Japão ainda carimbou seu passaporte para as Paralimpíadas de Paris 2024, levando o nome de nossa cidade e do Brasil para o cenário mundial com muita garra e determinação. Sua trajetória é um exemplo de superação e resiliência, demonstrando que, com esforço e apoio, não há limites para o que podemos alcançar. Estamos todos torcendo e confiantes de que ela continuará brilhando e nos enchendo de orgulho em Paris," destacou o Secretário de Esportes, Erik Ávila.

Ribeirão Preto conta hoje com o Centro de Referência Paralímpica em parceria com o CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro e a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP-USP) para que novas Zieleides possam surgir em nossa cidade.

As Paralimpíadas de Paris serão realizadas entre os dias 28 de agosto e 08 de setembro de 2024. Ao todo participarão 4.400 atletas, além de 2.500 acompanhantes de até 184 países. Serão realizados 549 eventos em 22 modalidades diferentes - o programa será o mesmo de Tóquio 2020.