O bloco Cumbia Calavera abriu a programação do Carnaval de Todos os Cantos e marcou o retorno dos desfiles à avenida Nove de Julho, no Centro de Ribeirão Preto.
O cortejo saiu às 19h30, nas proximidades do Bar das Meninas, seguiu pela rua São José e encerrou a subida na frente do Sesc (Nove de Julho, 299), onde a festa prosseguiu. A apresentação inaugurou uma agenda que se estenderá até terça-feira (17) com atividades dirigidas a públicos de todas as idades, promovida pelo Sesc Ribeirão Preto com o objetivo de resgatar os carnavais de rua das décadas de 1970 e 1980 na cidade.
Formada em 2016, a Cumbia Calavera trouxe versões instrumentais da cumbia que misturam influências da cumbia chicha, da tradição colombiana e de músicas andinas. O grupo, com músicos de países como Argentina, Chile, Cuba, Togo, Uruguai e Brasil, alia música a intervenções visuais inspiradas no Día de los Muertos, enfatizando diversidade cultural.
Após o desfile, a DJ Vick Thomaz assumiu a pista ao ar livre, mantendo o clima de festa na avenida. A programação completa do carnaval incluiu atrações infantis e shows para jovens e adultos até terça-feira.