Iniciativa da Divisão de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura visa combater práticas discriminatórias através da conscientização e educação
Foto: Divulgação
Neste dia 21 de março, Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, a cidade de Ribeirão Preto teve uma importante iniciativa de combate ao racismo. A campanha contra o “Racismo Recreativo”, promovida pela Divisão de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Justiça, ganhou destaque ao fixar dezenas de cartazes em locais estratégicos da cidade.
Esta é um importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960, nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.
A população afro-brasileira luta e resiste ao processo de discriminação racial desde os tempos do tráfico negreiro. Essa luta se traduziu numa conquista: a inclusão, na Constituição Federal de 1988, do crime de racismo como inafiançável e imprescritível, contudo, o racismo no Brasil segue associado à redução das oportunidades e de melhoria das condições sociais para a população preta e parda.
“A ruptura com a ideologia racista passa por nominar o racismo e, ao mesmo tempo, questionar e enfrentar práticas cotidianas que reforçam a cultura do apagamento e do desrespeito à população negra.”, destacou João Antunes Neto, Diretor Departamento de Direitos Humanos e Igualdade Racial.
As ações tiveram início com uma campanha de combate ao racismo recreativo, com a fixação de cartazes no prédio do centro administrativo da Prefeitura Municipal e nos centros culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e das escolas municipais. Além disso, a Divisão de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, levou o assunto para reflexão durante um encontro formativo com os gestores escolares, cujo objetivo era tratar do aprofundamento da temática étnico-racial, e de ações voltadas para o combate ao racismo, incluído o Racismo Recreativo
"Ao fixar os cartazes nos espaços públicos, queremos chamar a atenção da população para a importância de refletir sobre o racismo recreativo e sobre os desafios que enfrentamos na promoção da igualdade racial. Este é um dia para reafirmar nosso compromisso com a luta antirracista e para fortalecermos ainda mais nossas ações nesse sentido", afirmou Renato Caetano, chefe da Divisão de Promoção da Igualdade Racial.
Hoje, os esforços da campanha se expandiram para as ruas do centro da cidade, onde dezenas de cartazes foram fixados em terminais de embarque do transporte coletivo. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância de combater práticas discriminatórias e promover a igualdade racial em todos os espaços da sociedade.
A campanha contra o Racismo Recreativo reafirma o compromisso da Prefeitura de Ribeirão Preto com a promoção da igualdade racial e a construção de uma cidade mais justa e inclusiva para todos os seus cidadãos. A atividade de conscientização desenvolvida pela Divisão, distribui a cartilha com o Guia de Letramento Racial, observando a campanha para luta contra o chamado Racismo Recreativo, definido como uma ofensa de cunho racial disfarçada de piada.