O Júri Popular realizado no Fórum de Ribeirão Preto condenou Daniel Valeriano de Brito, de 39 anos, a 25 anos, seis meses e sete dias de prisão pelo espancamento que resultou na morte de Francisco Machado Fortuna, de 43 anos. O acusado participou da sessão por videoconferência, pois está detido em Petrolina (PE) desde 3 de janeiro de 2025.
Os jurados reconheceram a prática de homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Segundo a acusação, o crime ocorreu em 31 de outubro de 2024 na rua Rafael de Luca, no bairro Avelino Alves Palma, zona Norte da cidade. Câmeras de segurança registraram quando a vítima foi surpreendida e sofreu diversos chutes e golpes na cabeça desferidos com um capacete. Após as agressões, o autor fugiu do local.
Francisco foi socorrido e internado em estado grave no Hospital das Clínicas Unidade de Emergência (HC-UE), mas não resistiu e morreu em 21 de novembro de 2024. Durante o processo, a ex-companheira de Daniel relatou que já havia sido agredida por ele enquanto mantinham relacionamento e afirmou que ele “sempre foi uma pessoa agressiva”.
Daniel foi localizado e preso na zona rural de Petrolina no começo de janeiro de 2025. Com a pena definida pelo Júri, a defesa ainda pode recorrer da decisão em instâncias superiores.