Evento levou mais de 20 atrações gratuitas e 30 expositores a diversos pontos da cidade
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ribeirão Preto, através das secretarias da Cultura e Turismo e Justiça, promoveu no último final de semana, o Festival da Consciência Negra, como parte da programação do Mês da Consciência Negra.
Cerca de duas mil pessoas prestigiaram a programação, que começou na sexta-feira, dia 17 de novembro, com a apresentação de atabaque do Grupo Percussamor no saguão do Teatro Municipal, e em seguida acompanharam o show do Grupo Samba na Calçada, no palco do Teatro.
No feriado dia 20, a Mostra de Cinema “Cine Zumbido”, exibido no Centro Cultural Palace, encerrou as atrações do Festival, que teve por objetivo promover o fortalecimento das identidades culturais e fomentar o conhecimento e a concepção da origem e da inserção das diversas vertentes das culturas africanas. Todas as atrações contaram om a participação de artistas, grupos e empreendedores da arte, cultura e comunidade negra.
A secretária adjunta da Cultura e Turismo, Gislaine Oliveira, enfatizou a importância das ações. “Com a realização do Festival da Consciência Negra e as atividades do mês de novembro, celebramos e promovemos a nossa cultura, costumes e tradição que servem como ferramenta de transformação social e de educação. A reflexão a respeito das raízes históricas é necessária, pois nos permitem resgatar e valorizar a cultura produzida pelo povo negro, bem como tomar consciência dos problemas causados pelo racismo”, ressaltou Gislaine.
O secretário de Justiça Gustavo Bueno, também falou da importância desse festival. "Ribeirão Preto ganha muito quando valoriza e reconhece a parcela de sua população de matrizes africanas, oferecendo um espaço de discussão e construção de projetos de enfrentamento ao racismo e promoção de direitos humanos pela via cultural".
O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio das secretarias da Cultura e Turismo e Justiça, e faz parte da programação comemorativa da Consciência Negra. As atividades seguem até o dia 13 de dezembro.
Confira programação:
Sábado 25/11
Sarau Preto com Maria Helena Ramos de Oliveira
Local: Centro Cultural Quintino II
Horário: 19h
Duração: 2h
Classificação: Livre
Realização: Secretaria de Justiça e Secretaria da Cultura e Turismo
Terça-feira 13/12
Show Canções de Amores Paulistas com Alaíde Costa canta Eduardo Santhana
Local: Teatro Municipal
Horário: 20h
Duração: 90 min
Classificação: Livre
Realização: ProAC Editais