Motorista é condenado a 5 anos e 9 meses por colisão que matou 12 estudantes na região

O Tribunal de Justiça de São Paulo também determinou a suspensão da habilitação do condutor por sete meses

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Motorista é condenado a 5 anos e 9 meses por colisão que matou 12 estudantes na região

O motorista Evandro Rogério Leite, de 51 anos, foi condenado em primeira instância a cinco anos e nove meses de prisão em regime semiaberto por homicídio culposo na morte de 12 universitários e por lesão corporal culposa em três outras vítimas.

A sentença foi assinada pelo juiz Iuri Sverzut Bellesini, que acolheu integralmente a denúncia do Ministério Público de São Paulo. O Tribunal de Justiça de São Paulo também determinou a suspensão da habilitação do condutor por sete meses. A defesa informou que irá recorrer da decisão. O processo correu em segredo de Justiça.

O acidente ocorreu na madrugada de 21 de fevereiro de 2025, na Rodovia Waldir Canevari (SP-355/300), em Nuporanga, na região metropolitana de Ribeirão Preto. Um ônibus com 29 estudantes universitários que retornavam de Franca para São Joaquim da Barra trafegava por uma rota alternativa, adotada devido à interdição de trecho da SP-345 por obras em uma ponte, quando foi atingido lateralmente por uma carreta que vinha no sentido contrário.

Segundo o apurado na investigação, a carreta, que havia saído de Pirangi com destino a Itaú de Minas (MG), rasgou a lateral esquerda do ônibus. Doze alunos que ocupavam o lado atingido morreram na hora; tinham entre 18 e 23 anos. Outros 19 ocupantes sofreram ferimentos e foram encaminhados a hospitais da região. O motorista da carreta deixou o local e foi encontrado escondido em um canavial a poucos metros do local; foi preso em flagrante, mas posteriormente autorizado a responder em liberdade.

O caso mobilizou autoridades e a comunidade local desde fevereiro e agora teve a primeira decisão penal em primeira instância. A defesa deve apresentar recurso, o que manterá o processo em andamento nas instâncias superiores.