NADEF promove atividades e brincadeiras lúdicas para crianças

Objetivo é promover a inserção social das crianças e seus familiares em locais públicos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais, sensoriais e de linguagem

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
NADEF promove atividades e brincadeiras lúdicas para crianças

Objetivo é promover a inserção social das crianças e seus familiares em locais públicos, proporcionando o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais, sensoriais e de linguagem

O Centro Especializado de Reabilitação II Dr. Jayme Nogueira Costa - CER II NADEF, promoveu na última semana, no parque prefeito Luiz Roberto Jábali, dois dias de evento com brincadeiras lúdicas e jogos coletivos para crianças de 12 meses até 10 anos que estão em seguimento na instituição.

O objetivo foi promover a inserção social das crianças e seus familiares em locais públicos por meio de brincadeiras coletivas, proporcionando o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais, sensoriais e de linguagem.

Foram convidados em torno de 80 crianças entre a equipe da estimulação precoce e reabilitação. No total dos dois dias, foram atendidas 32 crianças em conjunto com suas mães e/ou pais, avós e irmãos.

As atividades contaram com dois terapeutas ocupacionais, responsáveis pela intervenção (um da equipe de estimulação precoce e um da reabilitação), três fonoaudiólogos (um da estimulação precoce e dois da reabilitação), um psicólogo (da estimulação precoce), um fisioterapeuta (da estimulação precoce), um assistente social e um técnico de enfermagem.

A supervisora do NADEF, Patrícia Mara Nossa, explica que o resultado da intervenção foi muito positiva.

“Observamos que o trabalho em equipe entre profissionais e familiares fizeram com o que evento não fosse apenas um passeio no parque, mas também uma intervenção terapêutica, que resultou na compreensão da importância das atividades ao ar livre pelos participantes, seja pela vontade de não querer ir embora ou pelo relato dos pais sobre a diferença de comportamento dos filhos no espaço social”, disse

A coordenadora conclui ainda que o processo terapêutico não deve ocorrer apenas dentro do consultório.

“As intervenções de estimulação precoce e de reabilitação necessitam ser estimuladas dentro da escola, na atenção primária, nos serviços especializados e nos espaços de recreação, como os parques e praças”, conclui Patrícia Nossa.

Contudo, crianças que apresentam autismo e deficiência intelectual, possuem uma limitação no processo de desenvolvimento, com atrasos nas habilidades sociais, cognitivas e motoras.

Cabe aos serviços de saúde, em especial serviços especializados de estimulação precoce e reabilitação proporcionar ambientes sociais propícios para diminuir essas limitações, fazendo uso de estratégias lúdicas para alcançar seus objetivos.

Os profissionais que participaram das atividades foram: Camila Almeida de Oliveira; Ana Laura Ferreira Fonseca; Elen Mendonça Ribeiro Liccioti; Gisele Saraiva Reis de Oliveira; Helia Maria de Oliveira Zuccolott; Renata Cheyenne dos Santos Belarmino; Renato Zamariolli; Simone Roje Sanches; Suzana Cristina Almeida; Patrícia Mara Nossa.

O Centro Especializado de Reabilitação - CER - Dr. Jayme Nogueira Costa/NADEF fica na rua Adolfo Zeo, 287. Telefone 3624-7072