Pontos de ônibus recebem adesivo com código para consultar o trajeto das linhas em tempo real

Pontos de ônibus recebem adesivo com código para consultar o trajeto das linhas em tempo real

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Pontos de ônibus recebem adesivo com código para consultar o trajeto das linhas em tempo real

100 adesivos foram afixados em Ribeirão. Para utilizar usuários devem abrir a câmera do celular e apontar para o código

Foto: Divulgação

A primeira etapa de implantação dos adesivos com QR Code (aquela codificação quadrada na cor preta – semelhante a um código de barras) em paradas de ônibus foi concluída nesta terça-feira, 20 de fevereiro, em 50 totens localizados nas regiões Central, Norte e Oeste de Ribeirão Preto. A iniciativa é mais um investimento da prefeitura por meio da RP Mobi e do consórcio PróUrbano.

O objetivo deste formato de comunicação online é permitir que usuários do transporte coletivo urbano saibam as informações sobre horários, itinerários e tempo de espera do ônibus que aguardam no local.

As paradas de ônibus onde foram colocados os adesivos de identificação são georreferenciadas. Quando o passageiro direcionar o leitor do celular para a imagem do QR Code fixada na parada, automaticamente será aberto um site com a lista das próximas linhas a passar pelo local e o tempo estimado para chegada.

A RP Mobi destaca que as mesmas informações inseridas nestes códigos podem ser conferidas pelo aplicativo CittaMobi, disponível para os sistemas Android e iOS.

A próxima etapa de implantação destes adesivos com códigos informativos de resposta rápida será realizada nas principais avenidas dos corredores do transporte coletivo urbano de todas as regiões da cidade.

“Essa é mais uma alternativa disponível na cidade para quem ainda não utiliza o aplicativo que permite acompanhar o trajeto dos ônibus em tempo real. Nosso intuito maior é sempre estimular as boas práticas para garantir maior qualidade do serviço de transporte coletivo”, afirma o diretor da RP Mobi, Marcelo Galli.