Prefeitura abre processo sancionatório contra Conecta após apagão em trechos da Via Norte

Entre os pontos mais citados estão o trecho entre a rua Pernambuco e a rua dos Aliados

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Prefeitura abre processo sancionatório contra Conecta após apagão em trechos da Via Norte
Ilustração

Motoristas que circulam pela avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), em Ribeirão Preto, denunciaram apagões em diferentes trechos da via, apontando risco à segurança, sobretudo em dias chuvosos. Entre os pontos mais citados estão o trecho entre a rua Pernambuco e a rua dos Aliados e a área após o pontilhão da avenida Thomaz Alberto Whately.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, vistorias técnicas realizadas pela prefeitura constataram o desarme de fusíveis na rede da CPFL Paulista e o furto de equipamentos de iluminação pública, incluindo transformador e partes da rede elétrica, o que impediu o fornecimento de energia nos locais afetados. Diante disso, a administração municipal informou que acionou a concessionária Conecta para repor os equipamentos furtados e restabelecer a iluminação.

A Prefeitura de Ribeirão Preto também instalou um Processo Administrativo Sancionatório contra a Conecta Ribeirão Preto S.A., concessionária responsável pela manutenção da iluminação pública. A portaria, publicada no Diário Oficial em 10 de fevereiro de 2026, aponta descumprimento parcial do contrato de concessão (Contrato n.º 342/2023) e baseia-se na Lei de Licitações (Lei n.º 14.133/2021). Uma comissão formada por três servidores municipais foi designada para apurar os fatos e terá 180 dias para concluir a investigação e recomendar eventuais penalidades.