Objetivo é aumentar a arrecadação e conscientização dos doadores para conseguir atender inclusive famílias
Foto: Divulgação
A Secretaria de Assistência Social, através do Banco de Alimentos, em um movimento estratégico para fortalecer as redes de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, ampliou a parceria com o CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Esta colaboração tem o ambicioso objetivo de aumentar significativamente o volume de doações arrecadadas, destinadas a diversas entidades assistenciais do município.
A concretização desta parceria foi marcada por uma reunião entre a diretora do Departamento de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social, Ane Freire, o diretor do CEAGESP, Leandro Pagliotto e Daniel Pereira da Silva, Fiscal do Mercado do CEAGESP. Durante o encontro, foram discutidos planos operacionais e estratégias de logística para otimizar a coleta, o transporte e a distribuição dos alimentos, assegurando que a ajuda chegue de forma eficiente a quem mais precisa.
O diretor Leandro Pagliotto expressou entusiasmo com a iniciativa: “O CEAGESP tem um papel fundamental na distribuição de alimentos no estado de São Paulo. Estamos comprometidos em fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente em momentos de necessidade. Esta parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto é uma demonstração de nosso compromisso social.”
Com esta aliança, espera-se não apenas aumentar o volume de doações, mas também promover uma maior conscientização sobre a importância da solidariedade e do apoio mútuo dentro da comunidade. Além disso, essa iniciativa reforça o papel do Banco de Alimentos como uma ponte vital entre os produtores de alimentos e as entidades assistenciais, garantindo que o excedente produtivo não seja desperdiçado, mas sim transformado em esperança para muitas famílias.
A previsão é que, nos próximos meses, essa parceria comece a apresentar resultados, com um aumento significativo no número de doações arrecadadas. A Secretaria de Assistência Social e o CEAGESP se comprometem a manter a população informada sobre o progresso dessa nobre iniciativa, reforçando o convite para que mais empresas e cidadãos se juntem a este movimento de solidariedade.
A Prefeitura de Ribeirão Preto trabalha com o compromisso de promover o bem-estar, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável do município, sempre buscando parcerias estratégicas para ampliar e melhorar os serviços oferecidos à população.
Banco de Alimentos
A ação também faz parte do projeto de revitalização para a comemorar os 20 anos do espaço.
Inaugurado em 2004, o programa Banco de Alimentos realiza a coleta e o recondicionamento de alimentos sólidos ou líquidos doados nos termos da Lei, e a distribuição para as entidades beneficentes cadastradas.
Além disso, visa promover pesquisas e/ou debates sobre temas relacionados com a fome e os instrumentos necessários para erradicá-la; o intercâmbio permanente de experiências com entidades nacionais e internacionais que operem programas com objeto e fins semelhantes ao Banco Municipal de Alimentos
Outro objetivo é a promoção de cursos de capacitação destinados a difundir técnicas de redução e/ou eliminação de desperdícios. Nesse quesito, o Banco desenvolveu os seguintes projetos:
TUDO DE BOM NA PANELA: Oficinas para as Organizações da Sociedade Civil cadastradas e beneficiadas com doações pelo Banco de Alimentos;
TUDO DE BOM NO PRATO: Voltado para os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes que são usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
TUDO DE BOM NO PRATINHO: Voltado para as crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Com o desenvolvimento da política nacional de segurança alimentar e nutricional o Banco de Alimentos abrange também os objetivos que ampliam sua atuação no sentido de efetivar a política de segurança alimentar e nutricional do município.
O Banco de Alimentos é um grande Parceiro do Fundo Social de Solidariedade com relação a arrecadação de alimentos em grandes eventos. É neste espaço onde são separadas e contadas as toneladas arrecadadas. Atualmente são 60 entidades cadastradas para retirarem alimentos semanalmente no Banco de Alimentos.
O CEAGESP é uma das maiores centrais de abastecimento da América Latina, atuando na distribuição de alimentos frescos e de qualidade. Comprometido com a responsabilidade social, o CEAGESP participa ativamente de iniciativas para combater o desperdício de alimentos e promover a segurança alimentar. Em Ribeirão Preto são mais de 450 permissionários que atendem também a região.