Ribeirão Preto passa a monitorar em tempo real transporte adaptado para pessoas com mobilidade reduzida

Além do rastreamento individual via aplicativo, uma central operacional acompanha as corridas minuto a minuto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Ribeirão Preto passa a monitorar em tempo real transporte adaptado para pessoas com mobilidade reduzida

Ribeirão Preto passou a contar com monitoramento em tempo real das viagens do transporte adaptado destinado a pessoas com mobilidade reduzida. O novo sistema, já em funcionamento, permite aos usuários acompanhar pelo celular a localização do veículo, o tempo estimado de chegada e a previsão de deslocamento até o destino.

Além do rastreamento individual via aplicativo, uma central operacional acompanha as corridas minuto a minuto, avaliando indicadores como duração dos trajetos, cancelamentos e ocorrências. Segundo a administração, essa estrutura possibilita intervenções rápidas quando há problemas que possam afetar o atendimento.

O modelo individualizado é apontado como avanço em relação ao esquema anterior de rotas compartilhadas e horários fixos, que frequentemente geravam longas esperas e deslocamentos mais extensos. A medida visa oferecer mais agilidade e autonomia, beneficiando especialmente pacientes que fazem tratamentos contínuos, por exemplo, pessoas em hemodiálise, cujo horário de saída nem sempre é previsível.

O serviço, operado pela Sentran no âmbito do programa Vai e Vem, realiza cerca de 500 viagens por dia no município, percorrendo aproximadamente 5,5 mil quilômetros diários. As novas ferramentas de monitoramento devem aumentar a transparência e a segurança das viagens, segundo a prefeitura.