Ribeirão Preto recebe prêmio Senatran 2023, em Brasília, por projeto educativo de trânsito

Município venceu premiação com projeto da RP Mobi em escola do Complexo Ribeirão Verde

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Ribeirão Preto recebe prêmio Senatran 2023, em Brasília, por projeto educativo de trânsito

Município venceu premiação com projeto da RP Mobi em escola do Complexo Ribeirão Verde

Foto: Divulgação

Em  solenidade de premiação, ocorrida na tarde desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, em Brasília (DF), o  Ministério dos Transportes  por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran),  concedeu a Ribeirão Preto, o troféu de primeiro lugar no "Prêmio Senatran 2023", na categoria X, destinada às escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito.

Essa premiação ao município foi possível  devido ao projeto referência de educação para o trânsito desenvolvido pela RP Mobi, empresa da prefeitura, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Waldemar Roberto, que fica no Jardim Professor Antonio Palocci, no complexo de bairros do Ribeirão Verde (zona Leste).

Na entrega dos troféus, Ribeirão Preto esteve representada pelo superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, e pelo coordenador pedagógico da escola da rede municipal de ensino, Julio Cesar Pironi.

Projeto piloto em Ribeirão

Desde dezembro de 2022 a Emef Waldemar Roberto foi selecionada pela RP Mobi, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, para adotar as iniciativas educativas para o trânsito no ambiente escolar.

A instituição da rede pública recebe atividades do projeto “Educa” e do programa Siga Consciente, mediante conteúdos sobre o trânsito seguro para alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

Com esse ingresso nessas ações da entidade executiva de trânsito do município, a instituição se tornou a primeira da cidade a participar do projeto Educa, uma iniciativa nacional que tem objetivo cultivar a segurança viária.

Desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e apoiado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) de Ribeirão Preto, o projeto "Educa" disponibiliza material didático que busca orientar noções básicas do sistema de trânsito, além de alertar as crianças, professores e pais para prevenção de acidentes nas ruas e avenidas do município.

No primeiro semestre deste ano, a RP Mobi concluiu as etapas para o acesso da escola ao projeto, que em seguida, com os materiais didáticos distribuídos para 1.121 alunos passou a adotar a metodologia de trânsito em diversas disciplinas da grade curricular. A partir disso, houve a confecção de cartazes, dinâmicas, atividades presenciais, além da implantação de novas demarcações de sinalização nas proximidades da escola

“É muito gratificante chegar no final deste semestre, e ver a nossa escola modelo ser premiada a partir dessa parceria de trabalho e suporte que tivemos com professores e a direção da Emef”, avaliam os profissionais do Departamento de Educação de Trânsito da RP Mobi.

Para o Diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, o apoio oferecido pelo ONSV com o projeto Educa, para ações de Educação para o Trânsito “nesta instituição foi fundamental para multiplicação das boas práticas para a garantia de um trânsito com menos sinistros, preservando vidas.”

Na opinião do diretor superintendente da RP Mobi, a inserção do município ao programa Laço Amarelo também tem contribuído no trabalho para alcançar o objetivo de instalar a cultura da segurança viária no município. “Resultados positivos como essa premiação à Emef Doutor Waldemar Roberto nos motiva ainda mais a lutar por ações em prol de um trânsito cada vez mais seguro. O envolvimento de toda a população nesta causa deve ser contínuo, principalmente para salvar vidas”, finalizou.

Valorização educacional

O prêmio Senatran tem como objetivo valorizar e incentivar projetos e iniciativas que contribuem para a melhoria da segurança viária no país. Os trabalhos foram avaliados e escolhidos pelas comissões julgadoras.