RP Mobi inicia curso de atualização para agentes de trânsito

RP Mobi inicia curso de atualização para agentes de trânsito

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
RP Mobi inicia curso de atualização para agentes de trânsito

Capacitação visa garantir maior segurança na malha viária do município

Fotos: Divulgação

A RP Mobi, entidade executiva do trânsito de Ribeirão Preto, iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 18 de dezembro, no auditório da empresa, o curso de ampliação das competências dos agentes de trânsito para maior segurança viária nos serviços realizados em ruas e avenidas do município.

O curso busca capacitar os Agentes de Trânsito conforme a Lei nº 14.599, de 19 de junho de 2023, visando à segurança viária e a prevenção de sinistros de trânsito.  A referida legislação Federal promoveu alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e com isso, os municípios passam a ter autonomia para verificar infrações que eram fiscalizadas somente pelos órgãos executivos de trânsito como o Detran.

A abertura do curso contou com a participação do diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, e do diretor de Trânsito, Delcides Araújo. “Este curso tem a proposta de capacitar os agentes da autoridade de trânsito a exercerem as novas competências legais de fiscalização de trânsito (infrações relacionadas a veículos e condutores) e desenvolverem competências operacionais e socioemocionais para prestação de um serviço público de qualidade e gerenciamento adequado dos conflitos com os infratores de trânsito”, afirmou Delcides.

O superintendente da RP Mobi ainda destacou que o curso é um dos compromissos da empresa com Agentes de Trânsito para a melhoria contínua das atribuições do cargo. “É uma excelente oportunidade de atualização profissional que estamos proporcionando a estes funcionários para garantir mais qualidade nas fiscalizações para maior segurança da nossa malha viária”, afirmou Galli.

O conteúdo programático do curso aborda atualização da legislação de trânsito brasileira; direito penal e processual penal; fiscalização de alcoolemia; gerenciamento de conflitos; identificação veicular; noções de defesa pessoal; psicoterapia em grupo e psicodrama; além de técnicas de abordagem.

Nesta primeira realização do curso participam 21 Agentes de Trânsito. O curso terá duração aproximada de uma semana, com a carga horária total de 84 horas/aula, sendo 48 horas/aula presenciais (seis dias) e 36 horas/aulas gravadas. A previsão é que o curso seja concluído no próximo sábado, dia 23.