Sábado, Dia 3, Tem Abertura De Exposição No Marp

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Sábado, Dia 3, Tem Abertura De Exposição No Marp

Exposição “marp / tempo / paisagem” faz parte das comemorações do aniversário de 167 anos de Ribeirão Preto que acontecem durante todo o mês de junho

Foto: Divulgação

Iniciando as comemorações dos 167 anos de Ribeirão Preto, o MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi”, equipamento da Secretaria da Cultura e Turismo, inicia neste sábado, dia 3 de junho, a partir das 9h, a exposição “marp / tempo / paisagem”.

A mostra conta com uma série de documentos que narram a trajetória da edificação do MARP e do próprio museu, e suas inserções na paisagem urbana de Ribeirão Preto. A exposição propõe uma retrospectiva histórica, partindo de 1856, ano de fundação da cidade, até os dias atuais, a partir da perspectiva do prédio da antiga Sociedade Recreativa, de 1906, que sedia o museu desde sua criação, em 1992.

Em meio à narrativa, serão expostas 13 obras de arte contemporânea que instigam as pessoas a refletirem sobre os diferentes tempos que se sobrepõem na paisagem, com obras dos artistas: Adelaide Sampaio; Bárbara Schall; Bassano Vaccarini; Élcio Miazaki; Fernando Dias; Gabriela K. Sacchetto; Janaina Wagner; Leopoldo Lima; Odilla Mestriner; Osvaldo Carvalho; Tony Miyasaka; Vânia Mignone; e Weimar.

Oficina “Habitar o Desenho”

Também no sábado, o MARP realiza às 10h, a Oficina “Habitar o Desenho”, como forma de estimular uma reflexão ampliada sobre “habitar”. Qual é nossa primeira morada? Habitamos o nosso corpo, a nossa casa, a cidade? Os espaços públicos são habitados? O quanto nos sentimos pertencentes ao nosso meio?

O desenho vai permear os depoimentos dos participantes, em um processo coletivo de construção de uma narrativa, feito com Camila Paulucci e Nilton Campos.

Camila é arquiteta e urbanista, graduada pelo Centro Universitário Barão de Mauá em 2019. Sócia-fundadora do Estúdio Arara, com experiência na área de pesquisa sobre arquitetura patrimonial agroindustrial, projeto de arquitetura e design. Desenvolve atividades como arte-educadora e trabalha desde 2018 como monitora na equipe do educativo MARP.

Nilton Campos é artista, arquiteto e urbanista. É um dos curadores da mostra “marp / tempo / paisagem” e um dos membros da comissão de seleção do “Programa Exposições 2023”, ambos os projetos em exposição no MARP.

Serviços

“marp / tempo / paisagem”

Quando: de 3 de junho até 7 de julho

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30. Aos sábados, nos dias 3/06, 10/06, 17/06, 24/06 e 1º/07, visitação das 9h às 15h.

Classificação: livre

Valor: gratuito

Oficina “Habitar o Desenho”

Quando: dia 3 de junho (sábado)

Horário: 10h

Classificação: livre

Valor: gratuito

Local: MARP

Endereço: Rua Barão do Amazonas, nº 343, Centro

Mais informações: (16) 3635 2421 ou pelo e-mail.