Bosque Zoológico Fábio Barreto é opção de lazer durante o feriado de 20 de novembro

Com espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais, bosque estará aberto das 09h às 16h30 neste feriado

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Bosque Zoológico Fábio Barreto é opção de lazer durante o feriado de 20 de novembro

Com espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais, bosque estará aberto das 09h às 16h30 neste feriado

Foto: Guilherme Sircili

Na segunda-feira, 20 de novembro, feriado pelo dia da Consciência Negra, uma opção de lazer para toda a família é visitar um dos pontos mais tradicionais e arborizados da cidade. O Bosque Zoológico Fábio Barreto recebeu mais de 250 mil visitantes em 2022. O espaço está alinhado com as melhores práticas de gestão ambiental e recebe periodicamente melhorias estruturais.

O Bosque e Zoológico conta com um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás. O Zoo também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá.

Nutrição/Zootecnia

O Setor de Zootecnia (Nutrição) do Bosque Zoológico Fábio Barreto evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer os macros e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais. “Oferecer uma alimentação balanceada com os nutrientes requeridos por cada espécie em função de sua idade, condição clínica e fase reprodutiva, se tornou um pilar para o Programa Uma Nova Chance, bem como para ao bem-estar dos animais que permanecem no Bosque Zoológico”, explicou zootecnista do bosque, Alexandre Gouvêa.

Medicina Veterinária

O Bosque sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres. Por meio do hospital veterinário de animais sivestres, o Bosque Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Ibama, SMA (Secretarias de Meio Ambiente) e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas. Em 2022, mais de 1700 animais silvestres foram atendidos no hospital veterinário do Bosque Zoológico.

Serviço

Horário: de quarta a sexta-feira, das 9h às 16h30

Excepcionalmente na segunda-feira, 20 de novembro, funcionará das 09h às 16h30, com fechamento para manutenção na terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de novembro.

Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos

Telefone: (16) 3636-228