Complexo Viário “Comendador Antônio Lopes Balau” é entregue à população

A obra viária compreende dois viadutos na avenida Brasil sobre a avenida Mogiana, em direção à avenida Thomaz Alberto Whately

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Complexo Viário “Comendador Antônio Lopes Balau” é entregue à população

A obra viária compreende dois viadutos na avenida Brasil sobre a avenida Mogiana, em direção à avenida Thomaz Alberto Whately

Foto: Fernando Gonzaga

O complexo viário formado pelo viaduto “Comendador Antônio Lopes Balau” e pelo viaduto ferroviário “Nelson di Giovanni”, que passa sobre a linha férrea, vai atender moradores de 12 bairros das regiões leste e norte da cidade. Com custo total de R$ 24.327.319,58, a obra foi retomada em maio deste ano, após a empresa AUTEM Engenharia Ltda, vencer a licitação. “Essa é 24ª obra do Programa Ribeirão Mobilidade entregue, resultado de muito empenho e dedicação. Este complexo viário é um divisor de águas para o transporte da cidade. Nós tínhamos aqui um problema sério, os ônibus precisavam fazer um desvio longo, e esse complexo veio desafogar todo este trânsito”, disse o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro. 

Com dez metros de altura, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto é uma peça fundamental para o corredor de ônibus Norte-Sul, que liga o Completo Ribeirão Verde ao terminal de ônibus urbano do Ribeirão Shopping, beneficiando mais de 384 mil usuários do transporte público. O pontilhão, tem 15 metros de largura. Ao todo, são 48 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil metros cúbicos de concreto e 350 toneladas de aço.

“De qualquer maneira você sempre será criticado, por fazer ou por deixar de fazer. Fazer é a melhor forma. Essa é a tônica da nossa gestão, entregar, trabalhar e fazer. Todo o projeto deve sair do papel e se voltar como benefícios para melhorar a qualidade de vida dos ribeirão-pretanos. Com essa inauguração, os 21 quilômetros do viaduto Norte/sul são entregues com todas as obras concluídas, interligando 11 avenidas da cidade”, afirma o prefeito Duarte Nogueira.

Além dos viadutos, o complexo viário incluiu as rampas e alças de acesso à avenida Brasil, a iluminação total com 28 postes instalados, além de novas galerias de águas pluviais no entorno, para conter alagamentos em época de chuvas; o asfaltamento e o paisagismo, com o plantio de 9.960m² de grama e de 40 árvores.

A obra beneficiará diretamente os bairros Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Campos Elíseos, Vila Elisa e Vila Brasil.

O Complexo viário “Comendador Antônio Lopes Balau” é uma homenagem ao empresário do ramo de madeiras. Antônio Lopes Balau nasceu em Portugal, mas escolheu Ribeirão Preto para viver e construir uma história.  O Comendador Antônio Lopes Balau, foi presidente da Câmara de Portugal, em Ribeirão Preto, vice-presidente da Sociedade Beneficência Portuguesa, vice-presidente da Associação Comercial de Ribeirão, distrital Campos Elíseos. O Comendador faleceu em Ribeirão Preto, no dia 08 de dezembro 1989, aos 71 anos. “Este complexo viário vai melhorar muito a mobilidade e a vida da cidade. O meu avô amava Ribeirão. Eu e minha família, temos a certeza que ele estaria muito orgulhoso. Nós estamos felizes com essa homenagem”, concluiu Pedro Balau, neto do comendador.