Maio Amarelo: ação do ‘Ribeirão na Faixa’ aborda 85 condutores

Maio Amarelo: ação do ‘Ribeirão na Faixa’ aborda 85 condutores

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Maio Amarelo: ação do ‘Ribeirão na Faixa’ aborda 85 condutores

Atividade da RP Mobi visa reduzir os índices de atropelamentos na cidade

Fotos: Divulgação

Dentro da programação municipal do movimento Maio Amarelo 2024, o Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da RP Mobi, realizou na terça-feira, 7 de maio, no cruzamento da avenida Independência com a rua Florêncio de Abreu, uma ação educativa sobre o respeito à faixa de travessia de pedestres, por meio do projeto "Ribeirão na Faixa". Ao todo, 85 condutores foram abordados na iniciativa de prevenção aos sinistros de trânsito.

A atividade contou com interações, orientações e panfletagens com grupo pedagógico do departamento de Educação de Trânsito da RP Mobi. “As ações do projeto são mais que necessárias por conta dos índices de fatalidades nas vias do município relacionadas aos pedestres, sendo que em 2023, houve mais de 16 óbitos por atropelamentos”, destacam os funcionários do departamento.

Nesse contexto, a Escola Pública de Trânsito da RP Mobi alerta que todos condutores devem respeitar o limite de velocidade das vias municipais a fim de se evitar acidentes e obedecer às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde o pedestre possui prioridade, principalmente, nas faixas de travessia.

O diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, destaca que a travessia do pedestre é o momento mais crítico no trânsito, uma vez que o pedestre é o elemento mais indefeso, porque ele está se colocando no ambiente de veículos. “Então, isso deve ser feito de maneira adequada nos locais a ele destinados, a exemplo da faixa de travessia” afirma o dirigente.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “todos nós somos pedestres em algum momento do dia. Ao descermos do veículo ou da motocicleta, vamos precisar de calçada, de faixa de pedestre, de local seguro para atravessar. Por esse motivo, quando estivermos em veículos devemos lembrar que em algum momento ficaremos também vulneráveis. Devemos dar o exemplo e proteger o pedestre, dar preferência de passagem, pois seu corpo exposto se torna mais vulnerável no ambiente do trânsito e precisa do cuidado de todos”.

Ao ressaltar que no trânsito todos são pedestres, o Siga Consciente selecionou algumas dicas que devem ser adotadas no dia a dia para garantir a segurança, confira a seguir:

• Redobre a atenção em vias públicas

• Localiza a faixa de pedestre mais próxima

• Na dúvida não dê o primeiro passo

• Antes de atravessar a rua, olhe para os dois lados

• Só desembarque de veículos pelo lado da calçada

• Não atravesse a rua usando o celular ou fone de ouvido

• Carro, ônibus e árvores são pontos cegos. Não atravesse por trás deles

• Atravesse na faixa de pedestre, respeitando sempre a sinalização

Em 2024, as campanhas educativas de trânsito, a serem promovidas pelo programa Siga Consciente, seguirão a resolução do Contran e tem como mensagem: “A paz no trânsito começa por você”.