Oficina de grafite realizada com crianças e adolescentes muda fachada do CRAS 8

Inaugurado em 2023, o equipamento está de cara nova com arte de grafite assinada pelo artista Bro da Silva

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Oficina de grafite realizada com crianças e adolescentes muda fachada do CRAS 8

Inaugurado em 2023, o equipamento está de cara nova com arte de grafite assinada pelo artista Bro da Silva

Foto: Divulgação

Em uma atividade que tinha como objetivo fortalecer o elo de identificação e ligação da comunidade com o Centro de Referência de Assistência Social, as crianças e adolescentes do território do CRAS 8 foram convidadas para usar sua criatividade grafitando nas paredes do equipamento. Também estiveram presentes, seis crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Casinha Azul.

As crianças receberam em um primeiro momento, instruções de como usar os sprays, depois fizeram rascunhos dos desenhos que passariam para a parede, em seguida o profissional e artista Bro da Silva fez o primeiro desenho, exemplificando como realizar a prática, então foi a vez das crianças colocarem a mão na massa.

Os grafites ocuparam toda a parede da frente do CRAS 8, dando um novo visual e muita identidade para o local segundo os moradores.

Weber Luis Defino Gomes, conhecido como Bro da Silva, começou a fazer grafite aos 14 anos e aos 15 já lecionava oficinas de grafite. É premiado duplamente como 'Artista do Ano' e 'Arte do Ano' no Metaverso com a cripto Ergo. Também organizou encontros nacionais e regionais de grafite, como a parede lateral da USP e o muro da UNAERP.

Bro comentou sobre a experiência de trabalhar com as crianças: “Foi uma troca maravilhosa, cada um pode colocar para fora suas necessidades e aprender um pouco”.

“Desde o início a proposta foi que a comunidade pudesse se ver no CRAS, se identificar e ter um sentimento de pertencimento com o equipamento, que foi tão esperado por nós e por eles. A proposta da utilização do grafite partiu da capacidade de reinventar e criar significados nos locais que são frequentados, estampando valores e emoções por meio da arte. As crianças e adolescentes se divertiram muito com a ação, inclusive perguntando quando seria a próxima. Todas ficaram muito orgulhosas de seus desenhos e já trouxeram as famílias para ver suas artes no muro”, conta Cibele da Silva Souza, assistente social no CRAS 8, que completa. “Também tivemos uma devolutiva muito positiva de pessoas do bairro, que afirmaram que a arte trouxe vida e alegria para o local”.

CRAS 8

No CRAS é ofertado o PAIF - Serviço de Atendimento Integral à Família, que consiste no trabalho social junto às famílias com a finalidade de fortalecer a função protetiva familiar, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Bairros atendidos: Recreio Internacional, Reserva Real, Jardim do Trevo, Conjunto Habitacional Jardim das Palmeiras, Jardim José Figueira, Jardim Ângelo Jurca, Vila Abranches, Parque Industrial Lagoinha, Jardim Interlagos, Parque Residencial Cândido Portinari, Parque dos Flamboyans, Parque São Sebastião, Jardim Horizonte Verde, Itanhangá Chácaras de Recreio, Parque Residencial Lagoinha, Parque dos Lagos, Jardim Helena, Parque Anhangüera, Jardim Juliana, Residencial Parque dos Servidores, Condomínio Portal dos Ipês, Jardim das Palmeiras.