Prefeitura conscientiza sobre guarda responsável de animais de grande porte

Prefeitura conscientiza sobre guarda responsável de animais de grande porte

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Prefeitura conscientiza sobre guarda responsável de animais de grande porte

Somente neste ano, 27 animais foram recolhidos das vias públicas

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Divisão de Bem-Estar Animal, conscientiza e orienta a população sobre a guarda responsável de animais de grande e médio porte. O serviço de recolhimento desses animais (ovelhas, cavalos, cabras, porcos, mulas, entre outros), soltos ou presos por cordas em vias públicas da cidade, podem ser solicitados pelos números 0800 8871511 e 9 9178 3000 – serviço terceirizado e contratado pela gestão municipal.

Em 2023, foi registrado o número de 153 animais recolhidos. Desde que o serviço foi implantado no município, em março de 2020, foram contabilizados 467 animais recolhidos.

De acordo com as legislações vigentes que dispõem sobre a guarda responsável e o bem-estar dos animais de médio e grande porte, além da localização das instalações (cocheiras, estábulos), o guardião flagrado desobedecendo ou descumprindo os deveres e obrigações estabelecidos poderá ser multado (conforme lei complementar 1616).

Com o objetivo de combater esses crimes, a Divisão de Bem-Estar Animal orienta a importância de denúncias feitas pela população. “É fundamental que os munícipes entrem em contato com o serviço especializado ao avistarem essa situação, pois animais soltos em vias públicas estão em risco e podem causar sérios transtornos como acidentes de trânsito”, destaca o chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Guilherme Caniceiro.

Após o recolhimento, o animal passa por avaliação veterinária, exames e é identificado (microchipado). Vale ressaltar que o prazo para o dono buscar o animal é de 30 dias após a apreensão. Depois deste período, o animal fica disponível para adoção. Tanto para o resgate quanto para a adoção é verificada a destinação para propriedades rurais cadastradas e adequadas para a recepção dos animais.

Telefones para denúncias:

- 0800 8871511 e 9 9178 3000 (empresa terceirizada - 24h)

- 153 (GCM)

- 3628-2778 (DBEA)