Rádio Total Fm Recebe Denúncias E Reclamações De Pitangueiras

  • Go to the profile of  Roger
Roger
· 3 minutos de leitura
Rádio Total Fm Recebe Denúncias E Reclamações De Pitangueiras

A população de Pitangueiras continua aguardando uma solução para problemas de longa data e que parecem longe de serem resolvidos.

As frequentes reclamações de munícipes junto ao departamento de jornalismo da rádio Total FM, relacionadas à situação do Centro de Lazer do Trabalhador (prainha), falta de medicamentos e um exagero nos gastos com eventos e shows, e falta de segurança, são alguns dos principais de questionamentos por parte dos pitangueirenses.

A moradora do bairro São João, Josi Araújo, que depende dos medicamentos que são entregues na farmácia municipal, reclamou da falta de remédios, como antidepressivos, Loratadina, Ambroxol, Amoxicicilina, dentro outros.

“O problema já acontece há mais de ano. Piorou de uns dois, três anos pra cá. O atendimento no hospital até melhorou, mas a situação da farmácia, piorou”, afirmou.

A munícipe disse ainda que os medicamentos são receitados pelos médicos da rede pública e que no momento que vai retirar, não encontra.

“A gente sai do consultório com a receita e chega na farmácia, não tem”, observou.

Prainha, o eterno problema sem solução

Não é de hoje que a situação do Centro de Lazer do Trabalhador, a popular “prainha”, situada no Jardim Santa Vitória, incomoda os moradores da região.

Inacabada desde a gestão do ex-prefeito João Andrade, o local até hoje ainda não está em perfeitas condições de uso da população.

Questionada, a administração do prefeito Marcos Soriano, afirmou anteriormente que problemas relacionados à licitação e execução dos trabalhos, atrasaram a entrega do local, que inclusive já recebe diversas atividades diariamente, segundo a própria assessoria de comunicação.

Como podemos observar nas imagens, os brinquedos do parque de diversões estão com faixa zebrada, indicando que não estão em condições de uso, assim como um salão que está com parte do forro caindo.

Já a lagoa ao lado do Centro de Lazer, está tomada vegetação e mais parece um campo de futebol.

Insegurança e alta nos índices de criminalidade

Os índices da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que de 2021 para 2022, Pitangueiras teve um aumento significativo de algumas ocorrências registradas.

O número de furtos, entre janeiro e outubro de 2022, já supera os números registrados em todo ano de 2021.

Outro registro que chama atenção é o aumento de quase 50% nas ocorrências de estupro.

Em todo o ano de 2021, foram registrados 6 casos em Pitangueiras. De janeiro a outro de 2022, já foram registrados 11 casos.

Os índices de lesão corporal culposa por acidente de trânsito saltaram de 11 registros em 2021 para 20 registros, considerando as ocorrências entre janeiro e outubro de 2022.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, as ocorrências de roubos de veículos também tiveram aumento de 50%, em relação ao ano passado. Em 2021 foram 4 registros, enquanto em 2022 (de janeiro a outubro), foram 8 roubos de veículos registrados.

Nas redes sociais, a população de Pitangueiras frequentemente reclama da falta de agentes da Guarda Municipal para auxiliar a Polícia Militar no combate à criminalidade.

O outro lado

A assessoria de comunicação da prefeitura de Pitangueiras afirmou em nota que vai checar os dados informados e que deve retornar sobre as demandas citadas.

Já em relação aos questionamentos sobre a Segurança, enviou os seguintes esclarecimentos

“A Prefeitura informa que desde 2017 vem investindo intensamente nessa área, com total reformulação da Guarda Municipal. Isso inclui treinamentos constantes dos agentes, habilitação para uso de armas de fogo, compra de equipamentos de segurança, nova frota de viaturas, implantação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) –  grupo especial da Guarda Municipal, implantação da Patrulha Rural, além da implantação da Atividade Delegada, por meio de um convênio entre o município e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo”.

Sobre os gastos com as obras e eventos, a nota enviada até a nossa redação, aponta que as informações podem ser acessadas no portal da transparência:

“Informações sobre valores de obras, eventos e demais investimentos realizados pelo município podem ser acessadas no Portal da Transparência: https://pitangueiras.sp.gov.br/transparencia/ “