Visita técnica define detalhes finais da construção do CCO - Centro de Controle Operacional

Prédio que vai monitorar trânsito e transporte em tempo real está em construção junto à sede da RP Mobi

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Visita técnica define detalhes finais da construção do CCO - Centro de Controle Operacional

Prédio que vai monitorar trânsito e transporte em tempo real está em construção junto à sede da RP Mobi

Foto: Divulgação

Os detalhes complementares para as últimas etapas de construção e implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) da RP Mobi foram tratados em duas reuniões na semana anterior, nos dias 8 e 9 de novembro, na sede da empresa gerenciadora do trânsito e o transporte urbano em Ribeirão Preto.

Com 383,00 m² de área construída, o futuro prédio irá abrigar os monitores que serão utilizados para o acompanhamento, em tempo real, do trânsito e do transporte coletivo. O objetivo é utilizar a tecnologia de monitoramento para integrar o trabalho operacional dos agentes de trânsito e dos agentes de fiscalização de transporte.

A primeira reunião teve lugar no auditório da RP Mobi, e contou com a presença do diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli; do diretor de Transportes da RP Mobi, José Mauro de Araújo, além do supervisor do Departamento Semafórico, de Renan Rodrigues, e da gerente de Planejamento de Projetos Isabela Carcinoni, bem como de representantes do consórcio ITS e da empresa Laforma Comércio e Serviços Ltda.

Durante a visita técnica todos puderam fazer um acompanhamento mais detalhado em relação ao andamento da obra do prédio do futuro CCO, que está sendo erguido na área onde funciona a sede da RP Mobi.

Foram tratados detalhes sobre mobiliário, disposição das salas e demais necessidades de cada setor. O local abrigará os departamentos de Engenharia e Fiscalização do Transporte, as gerências de Planejamento de Projetos, Operações Viárias e Fiscalização de Trânsito, as Diretorias de Trânsito e de Transporte, além da Superintendência.

Internamente, a divisão das salas será modular, com paredes em sistema Dry Wall, o que possibilita eventuais mudanças de acordo com a necessidade de espaço de cada setor.

Tecnologia de ponta

O projeto do futuro CCO da RP Mobi, além de abrigar diversos departamentos e integrar setores ligados à operação viária em um único espaço, tem como destaque arquitetônico e técnico um grande sistema de vídeo online que funcionará na sala de monitoramento com 24 telas de 55 polegadas, que servirão para acompanhar os corredores de ônibus 24 horas por dia. Essa verdadeira central receberá, diuturnamente, as imagens captadas por 171 câmeras e semáforos inteligentes nos corredores de ônibus de Ribeirão Preto, através do ITS (Sistema Inteligente de Transporte).

A equipe responsável pela operação do CCO será composta por 10 operadores, de departamentos ligados à operação viária da RP Mobi.

A intenção, por meio do CCO, é possibilitar a ampliação do monitoramento urbano e aperfeiçoar a gestão da mobilidade nas principais vias da cidade.

O projeto prevê que várias salas terão visibilidade para as telas do sistema de vídeo online, que funcionará no primeiro andar e que também poderá ser vista do  segundo pavimento. A estrutura contará ainda com uma passarela que fará a ligação para os dois prédios.

A obra está prevista para ser entregue em janeiro 2024, cabendo à ITS toda a parte do mobiliário, equipamentos e parte lógica (tecnologia) para a operacionalização do CCO. A empresa é também responsável pela implantação e execução dos novos semáforos inteligentes de Ribeirão Preto.