Domingo É Dia De “Quintal Aberto” Na Casa Da Memória Italiana

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Domingo É Dia De “Quintal Aberto” Na Casa Da Memória Italiana

Importante espaço educativo, o museu abre suas portas gratuitamente para uma manhã de cultura, lazer e diversão

Foto: Divulgação

O Museu Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, nº 776) dá sequência à sua programação de férias escolares com a realização neste domingo, dia 23 de julho, a partir das 9h, do “Quintal aberto”, uma atividade para as famílias visitarem o patrimônio cultural no centro de Ribeirão Preto de maneira lúdica e divertida.

A programação do “Quintal aberto” é realizada de forma gratuita, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo, com a proposta de oferecer as famílias uma programação de férias escolares cultural, com bastante lazer e diversão.

O Museu irá abrir em horário especial, a partir das 9h, para visita espontânea sem mediação à parte interna da Casa, até as 10h. Após a visita, o quintal do Museu ficará aberto ao público, com contações de histórias do projeto “Viajando com as Histórias”, que das 10h às 12h trará vida a diversos contos infantis.

A proposta do “Quintal aberto” é uma importante ação para o Museu, um espaço educativo que ocupa um palacete da década de 1920, com grande acervo mobiliário e decorativo da época que Ribeirão Preto tinha boa parte de sua população composta por imigrantes italianos, buscando aproximar novos públicos e, principalmente, criar o hábito nas crianças de frequentar espaços culturais.

Instituto Casa da Memória Italiana

Uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2014, que objetiva a promoção e preservação da história da imigração italiana, com ênfase na região de Ribeirão Preto, por meio da realização de atividades museológicas especialmente voltadas para os espaços da Casa sede.

Em setembro de 2014, o imóvel localizado na rua Tibiriçá, nº 776, foi doado por meio de uma vontade entre a Sra. Edilah de Faria Lacerda Biagi, o Sr. Maurílio Biagi Filho e a Sra. Weimar Marchesi de Amorim ao Instituto Casa da Memória Italiana, instituição fundada com objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.

O Instituto prioriza suas ações ao redor da preservação e difusão da memória italiana e da edificação e todo seu acervo.

Serviço:

“Quintal aberto”

Data: Dia 23 de julho (domingo)

Entrada: Gratuita

Horário: Visitação espontânea sem mediação, das 9h às 10h; Contações de histórias do projeto “Viajando com as Histórias”, das 10h às 12h

Local: Museu Casa da Memória Italiana

Endereço: Rua Tibiriçá, nº 776